A potência do mercado varejista e seus deslizes críticos de crescimento

Em: 5 de janeiro de 2023

O varejo é o mais importante do mercado empresarial, devido ser o mais tradicional do modelo de negócio, sendo a principal forma de empreender, devido ser uma comercialização direta de produto ao consumidor final, é uma linha de ofertas e demandas, caracterizando metas e desafios diário no reflexo das vendas e seus planejamentos. Hoje com a integração a tecnologia às empresas de pequeno porte apostam em facilidades de pagamento, melhorando a acessibilidade e fazendo a diferença na comodidade com seus clientes, intensificando canais de visibilidade e apresentação dos seus produtos aos seus clientes, aproveitando a oportunidade do reflexo da nova economia.

Como no Brasil e em outros países, o modelo varejista é de suma importância e de alto valor, por se tratar de geração de empregos que impactam milhões de famílias de diversas classes sociais, atualmente empresários investem em sistemas de gestão, favorecendo o controle de estoque e suas rotatividades na qualidade de seus produtos. No modelo varejista a principal fonte dos clientes é do tipo alimentício, que agrega sua constância na mesa do consumidor, fazendo com que as empresas se desafiem a mostrar novidades e criem expectativas na receita econômica. Visto o mecanismo de grandeza mercadológica do varejo, também nos deparamos com uma deficiência que muitas empresas pecam, que é o seu verdadeiro público, que pode ou não ser diversificado, por isso de sua importância em destacá-lo no seu seguimento, se tornando uma fatia do seu negócio.

Para um melhor entendimento sobre o varejo, é bom destacar sua importância em relatar que toda empresa necessita de uma estratégia em seu modelo de negócio, como forma de se diferenciar de seus concorrentes, criando um método competitivo, vantajoso e sustentável, pois seus principais desafios são manter-se em busca de novidades, possibilitar novas experiências, adaptação e ajustes constantes. Hoje as empresas demonstram vantagem em atendimento e mix de produtos, mostrando a seus clientes o poder da escolha, agregando a isso, entendemos que o varejista sempre compra em grande escala para manter seu produto mais vantajoso que o atacadista, destacando assim, uma forte possibilidade de vendas diretas ao consumidor final com melhores preços.

Refletindo o comércio como parte do terceiro setor da economia brasileira que é responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto – PIB e do seguimento de serviços. “No acumulado de 2022, o varejo registra variação de 0,4%. Já nos últimos 12 meses, o setor acumula queda de 1,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) ”.

O alto impacto hoje no mercado varejista que é um índice gigante de deficiência que os empresários estão sofrendo e que acarretam muitos prejuízos financeiros é exatamente a falta de clareza ou fecham os olhos para investir em capacidade de seus colaboradores, vimos isso constantemente na maioria das empresas de bens e serviços, deixando a desejar em diversos âmbitos do atendimento e pós venda ao cliente, entendam que o cliente não vem em primeiro lugar, é necessário capacitar as equipes para o melhor desempenho aos seus clientes.

Durante o ano de 2022, realizamos dezenas de treinamentos, cursos de capacitação, palestras direcionadas a melhoria contínua de desempenho, justamente para agregar valor e competência aos colaboradores em modelos de gestão e liderança capacitiva, a nossa empresa que é situada na capital, a equipe da SIE Manaus –  Serviços de Integração Empresarial, vem desenvolvendo um trabalho de muita consistência ao comércio, pois estamos em constante acompanhamento no desenvolvimento dessas empresas com métodos inteligentes de negócio.

O suporte adequado é muito relevante e necessário para refletir nessa melhoria, modificando o cenário real do comportamento das empresas no mercado. Não controlar as finanças internas é um dos principais erros dos empresários, principalmente aos que estão iniciando sua carreira empreendedora, justamente pela falta de conhecimento ou por inexistência de métodos de controle mais eficazes ou falta de acompanhamento de um profissional capacitado para ajudar no direcionamento e equilíbrio dos primeiros 12 (doze) meses mais críticos do crescimento de uma empresa.

Sendo assim, é necessário sempre observar que o empreendedorismo está sempre em evidência de seus desafios, ainda está sendo recriado a todo instante, com novidades e modernidade ao consumidor final.

Eu não falhei no teste. Eu só encontrei 100 maneiras de fazer errado” – Benjamin Franklin.

Que neste ano de 2023, possamos fazer a diferença!

Giovanni Montini

Giovanni Montini

Giovanni Montini, é empresário, Administrador e Técnico em Logística, CEO e fundador da SIE MANAUS Consultoria Integrada Empresarial e Financeira, Prof. e Instrutor da CDL Manaus, Master Coach de Negócios e Mentor de Carreira.
Pesquisar