É certo que a tecnologia é a aplicação do conhecimento científico aos objetivos práticos da vida humana ou à mudança e manipulação do ambiente. Abordamos na semana passada alguns princípios e realidade sobre a tecnologia em geral. Equipamentos, técnicas, robôs e outras funcionalidades que auxiliam na rotina das pessoas podem ser considerados objetos tecnológicos. Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia tem origem no grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício” juntamente com o sufixo “logia” que significa “estudo”. O termo “tecnologia”, próximo ao sentido moderno, remonta ao início do século XVII e representava o tratamento sistemático do conhecimento. Muitos anos antes, os gregos usavam uma palavra similar (algo como “tecno”) para designar a arte de saber como fazer coisas aplicável à arquitetura, engenharia e construção.
Vimos no artigo anterior que a tecnologia é fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades. Graças à evolução da Inteligência Artificial (IA), por exemplo, estamos entrando em uma nova era que irá revolucionar diversos setores da indústria, mudará a forma como se trabalha e criará um ciclo de aumento de produtividade.
Como já vimos, tecnologia é uma palavra formada por outras duas de origem grega. A primeira é ‘técnica’, que assume o significado da arte ou da maneira de conduzir uma ação ou um conjunto delas. Em um sentido mais básico, são os procedimentos para se fazer algo. A segunda, é logia, que deriva de logos, que é o estudo de algo.
Também já abordamos que diversos tipos de tecnologias atuais têm sido descritas como revolucionárias. As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada, é conhecida como tecnologia de ponta.
Não seria diferente com o avanço tecnológico na área da educação, pois esta palavra já é uma realidade tanto na vida profissional quanto na pessoal, destacando um mundo que vive uma intensa transformação digital. Dentro desse âmbito, as escolas não poderiam ficar de fora desse movimento, pois a tecnologia na educação é fundamental para trazer dinamismo às atividades dentro das salas de aula e extra classe também.
É por isso que a tecnologia desempenha um papel extremamente importante na educação atualmente, podendo ser utilizada para facilitar o processo de aprendizagem, melhorar a qualidade da educação e proporcionar novas oportunidades para os alunos e professores. A tecnologia permite que os estudantes acessem uma vasta quantidade de informações e recursos educacionais de forma rápida e fácil. A internet, por exemplo, é a principal fonte de conhecimento que pode ser explorada pelos estudantes e professores para complementar suas aulas e realizar pesquisas.
A tecnologia torna a educação mais acessível a todos ao remover barreiras físicas, temporais e até sociais. Ela abre caminhos para que pessoas de diversas condições e localidades possam ter acesso ao conhecimento e ao aprendizado. O movimento tecnológico tende a ajudar a remover barreiras físicas, temporais e até sociais. Ele abre caminhos para que pessoas de diversas condições e localidades possam ter acesso ao conhecimento e ao aprendizado. Mas esta situação é muito desafiadora ainda, pois não há uma uniformidade no modo de vida e acesso à tecnologia por parte da sociedade brasileira em geral, sendo que grande parte dela ainda não possui a disponibilidade dos meios tecnológicos em sua vida. Portanto não basta haver a tecnologia, mas faz-se necessário que ela chegue a todos os públicos, contemplando de maneira plena tanto professores quanto estudantes. Isso depende da execução de políticas públicas de qualidade, feitas com isonomia e justiça, alcançando a todos.
