21 de dezembro de 2024

Adaptação continua sendo nosso maior desafio

A visão, a missão, o planejamento, a ação, o acompanhamento, o gerenciamento, as revisões, as técnicas necessárias, o estilo de gestão, os indicadores e tudo que pudermos fazer para buscar resultados positivos são uma necessidade constante, todavia a adaptação é nosso maior desafio na administração. Conseguimos sentar em uma mesa e escrever processos, criar planejamentos perfeitos e até mesmo desenhar novas estruturas. Na teoria tudo nos leva a crer que conseguiremos chegar ao sucesso. Na prática não tem sido muito assim devido à falta de adaptação a desvios e contingências existentes durante o processo real.

Muitos problemas ocorrem a partir do momento do início de uma mudança. Entre eles está a relação e o envolvimento equivocado das pessoas no processo. Precisamos de melhores lideres em nossas empresas. Na verdade precisamos melhorar nossa forma de se adaptar informando nossos seguidores dos problemas possíveis enfrentados por todos a fim de facilitarmos a vida nas organizações. Torna-se necessário olharmos para o planejamento como parte do processo e não como o todo. Um planejamento sem ação torna-se um pesadelo diário. Assim como a ação com planejamento e sem o acompanhamento e gerenciamento técnico necessário é apenas uma verificação de rotina sem grandes possibilidades de acerto.

Precisamos estar preparados sempre para buscar o sucesso total de nossas organizações. Não podemos esperar acontecer, precisamos deixar de ser reativo e passarmos a ser proativo conseguindo com isso o envolvimento das pessoas tanto nos processos como nas estruturas necessárias para desenvolver empresas repletas de objetivos e metas cumpridas e até superadas com frequência. O conhecimento técnico faz, fará e continuará a fazer a diferença. Não podemos esquecer que há uma necessidade de equilíbrio entre o conhecimento técnico e a sensibilidade dentro das tomadas de decisão. Precisamos de profissionais para gerir nossas organizações e sem sombra de dúvidas assim as melhores lideranças e administração aparecerão como consequência de um trabalho realizado a partir de um grande planejamento, todavia com um forte processo de adaptação permanente.

O comportamento de nossos profissionais atuais vem demonstrando que estamos avançando significativamente no processo de construção das novas gestões em nossas empresas. Muito disto nos traz quantidade, porém, qualidade e sucessos ainda são poucos. Temos a oportunidade de verificar algumas poucas gestões privilegiadas em relação a sucessos, mas, isto não é difícil de perceber o porquê, pois muito precisa evoluir em relação ao envolvimento de todos os participantes neste processo organizacional necessário no mundo em evolução constante e desenfreada. O ato de mudar está sendo banalizado para uma necessidade constante de mudanças desorganizadas e mal focadas em objetivos onde a comunicação não foi clara e por isso não serão atingidos.

Certamente, muito pode ser feito para melhorarmos a situação do trabalho como fonte de prazer e orgulho. Não podemos pensar e nem deixar que nossos liderados pensem no trabalho como algo de penalidade para todos. Devemos criar condições para aceitarmos as verdades profissionais e não apenas esperarmos o momento certo para justificarmos uma incompetência ou uma falta de compreensão. A partir de um comportamento voltado para o sucesso coletivo poderemos ter uma melhor visão propiciando uma missão real, com planejamentos próprios para cada realidade agindo de modo estratégico buscando sempre um acompanhamento técnico com gerenciamento, liderança e chefia capaz de fazer a diferença com as devidas revisões criando o modelo individual de gestão organizacional responsável pelo progresso coletivo sempre com suas devidas adaptações necessárias.

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

Veja também

Pesquisar