Amazonas em último lugar no Brasil. Quem Trava?

Em: 15 de abril de 2025

Esse péssimo desempenho já se arrasta há décadas. Quando Wilson Lima assumiu o governo, eu estava na transição em 2018, recebeu o estado com metade da população na pobreza, fruto de travas no acesso ao crédito que continuam até hoje. Enquanto nossas autoridades não acompanharem de perto as ações do “Observatório do Clima” e do “Observatório da BR-319”, continuaremos colhendo resultados como os divulgado no meu site www.thomazrural.com.br com o Amazonas sendo o pior estado no acesso ao crédito, segundo dados do IBGE e do Banco Central.
Todos os servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos órgãos de controle, lutam — com razão — por melhores salários para garantir dignidade às suas famílias. Isso é legítimo. Nada contra! Mas e quem não tem esse privilégio? Quem quer empreender nos 62 municípios do nosso estado enfrenta esse cenário absurdo e excludente.
É urgente que a Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM e seus 24 deputados estaduais, eleitos para melhorar a vida do povo — mais da metade hoje em situação de fome —, abram uma CPI séria (não uma CPI pizza) para investigar quem financia esses “observatórios” e qual o verdadeiro papel deles na vida dos quatro milhões de amazonenses. Nenhuma ONG ou ongueiro, de dentro ou fora do governo, vai querer essa transparência. Mas ela é necessária. Até hoje, não vi os nomes dos profissionais da agronomia, pesca e florestal que receberam milhões da ONG FAS que disse ter pago para fazer “assistência técnica” nas Unidades de Conservação do Amazonas.
Tenho o dever de dar minha opinião. Esse desempenho vergonhoso do crédito e da falta de transparência tem consequências sociais gravíssimas, tanto na capital quanto no interior. E é sempre bom lembrar: a ONG IDESAM, que hoje coordena milhões do PPBio da SUFRAMA, faz parte do “Observatório da BR-319” e do “Observatório do Clima” — este último, inclusive, entrou na Justiça contra a licença da BR-319. Foi só após isso que o IDESAM se retirou do “Observatório do Clima”, para não perder a parceria com a SUFRAMA. Só quem acredita em Papai Noel caiu nessa.
No Blog Thomaz Rural tem o link do CLPBRASIL com dados do BANCO CENTRAL e IBGE. Acesse o site dos dois “observatórios” e chequem alguns nomes, vocês vão encontrar velhos conhecidos do Fundo Amazônia. Acorda, Amazonas! Quem trava o crédito e a ciência sustentável que a EMBRAPA já tem e fica aqui na AM-010? A CPI certamente responderia essa pergunta.
15.04.2025
Thomaz Meirelles, administrador, servidor público federal, especialista na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected] ou [email protected]

Thomaz Meirelles

Servidor público federal aposentado, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected]
Pesquisar