22 de novembro de 2024

Ano de recuperação econômica à vista

O resultado da atividade industrial, aferida pelos indicadores da Suframa para o mês de janeiro, mostra que a indústria do Polo Industrial de Manaus, vem recuperando o desempenho com crescimento na atividade, tanto na comparação com o mês de dezembro, como também na comparação com o mesmo mês de janeiro do ano passado, incluindo a recuperação também no nível de emprego e atividades em setores estratégicos para o PIM.

O desempenho da indústria soma-se a outros indicadores que apontam que este ano de 2024 tem tudo para se configurar como um ano de recuperação econômica, um ano de resultados positivos, favorecendo o desenvolvimento do Estado do Amazonas. O dado é extremamente positivo quando se observa que o crescimento é perceptível também em indicadores sensíveis sociais, como a questão da geração de emprego.

Tanto os indicadores da Suframa para o mês de janeiro como a produção industrial levantada pelo IBGE para fevereiro confirmam o viés de alta da indústria do Amazonas em 2024. O dado do IBGE aponta crescimento de 7,3% em fevereiro sobre o mês anterior. No levantamento de janeiro da Suframa, a alta foi de 12,3% sobre o mesmo mês do ano passado. 

Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) mostra que o percentual de faturamento no mês de janeiro, desde 2016, vem aumentando progressivamente, alcançando neste ano o patamar de aumento superior a 205,11% em nove anos. Números que atestam o nível de maturidade do modelo industrial. Independentemente das circunstâncias adversas, o PIM tem sabido se reinventar para continuar crescendo. 

O crescimento da mão de obra empregada também merece destaque. A alta de janeiro, em relação ao mês anterior,  foi de 1,77% e de 3,36% em relação ao mesmo mês de 2023. Com isso, fechou o primeiro mês do ano com 115.244 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados. Uma evolução constante neste indicador, confirmando a escalada do emprego formal no Estado. 

Por tudo isso, o ano de 2024 promete ser aquele chamado de ano da recuperação econômica na pós-pandemia para o Amazonas. Somado aos números, percebe-se uma maior articulação e mobilização antecipando potenciais problemas futuros o que ajuda a reduzir possíveis entraves no futuro próximo. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar