Estamos em um ano olímpico e no mês de abril foi celebrado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A comemoração foi instituída por uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 23 de agosto de 2013. Desde a sua criação, o dia 06 de abril é celebrado mundialmente por organizações regionais, nacionais e internacionais do esporte, justamente com o intuito de exaltar o potencial da prática de exercícios físicos como impulsionador de mudança da sociedade. Dentre essas instituições, podemos destacar o Comitê Olímpico Internacional, que celebra o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz por meio do seu principal símbolo, os Jogos Olímpicos.
O Esporte a serviço da Paz está intimamente ligado a um dos objetivos da criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a seu idealizador, o Barão Pierre de Coubertin. Através da filosofia Olímpica, os Jogos têm, como uma de suas metas, a promoção da paz a partir da disputa esportiva igualitária, com o fair play e o respeito pelo adversário.
Ao longo de sua vida, Pierre de Coubertin acreditou na capacidade do esporte de transformar as relações entre as pessoas e nutrir amizades por meio de sua prática. Ele acreditava que todas as barreiras que separam pessoas e nações, sejam elas políticas, religiosas, econômicas ou sociais, poderiam ser de alguma forma superadas, já que o esporte serviria para melhorar o entendimento entre companheiros de equipe e competidores.
Já o Dia Mundial do Desporto Olímpico é celebrado anualmente em 23 de junho. Também conhecido como Dia Olímpico, esta data é uma homenagem à criação do Comitê Olímpico Internacional, fundado em 23 de junho de 1894. No Brasil, por exemplo, nesta data também é celebrado o Dia Nacional do Esporte, instituído a partir da “Lei Pelé”, em 1998. Durante este dia, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza a chamada “Semana Olímpica” em diversas cidades do país. O Comitê Olímpico surgiu com a proposta de resgatar o espírito de competição dos antigos Jogos Olímpicos que eram realizados na Grécia antiga.
Os primeiros Jogos Olímpicos Modernos foram realizados na cidade de Atenas, na Grécia, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896. Atualmente, os Jogos Olímpicos são feitos de 4 em 4 anos e em diferentes países do mundo (a última competição aconteceu no ano de 2021 em virtude da Pandemia da Covid-19, que inviabilizou que se realizasse no ano de 2020). Durante o Dia Olímpico, são organizadas diversas atividades que buscam lembrar a comunidade em geral sobre os princípios de “exercitar, aprender e descobrir”.