23 de novembro de 2024

As toxidades que levam empresas a grandes prejuízos

No decorrer de décadas, milhares de empresas são acompanhadas e observadas pelo comportamento de gestores e empresários em direção aos seus funcionários, tratamentos esses muito fortes, agressivos, intimidadores, fazendo com que se prevalecesse o impacto da necessidade de estar empregado, aguentando calado esses ataques covardes pelo medo de perder o emprego, refletindo nas necessidades da família. Esse impacto de genocídio moral vem tomando relevância forte por parte das pessoas que estão tomando coragem de enfrentar o medo com decisões fortes e não se sentindo mais impotentes diante os casos, essa energia se deve ao fato do crescimento em conjunto da fortaleza da mídia que cobre a longo alcance diversas situações como essas nas empresas.

Hoje, ainda há sim diversos acontecimento pelo mundo, humilhação de pessoas em seus ambientes de trabalho, mas vimos também, milhares de empresas realizando campanhas e fortalecendo a coragem de denunciar esses tratamentos indevidos e covardes, e estão sendo denunciados pelas vítimas com muita ajuda ao redor. Esse tipo de comportamento vem destruindo pessoas e também muitas empresas com pagamento de multas milionárias, com esse reflexo é necessário combater essa situação com muita determinação, estratégia e mudança de comportamento.

 O ambiente de trabalho é um dos principais fatores que influenciam o desempenho do funcionário. Um ambiente bom e saudável é essencial para o alcance dos resultados desejados, mas muitas empresas estão passando por dificuldades nessa área devido ao assédio moral e ao bullying, que fazem com que seus funcionários percam a motivação para trabalhar e se tornem cada vez mais irritadiços.

O assédio moral pode ser definido como uma conduta abusiva no local de trabalho, que pode acontecer entre colegas ou superiores hierárquicos, e que tem como objetivo fazer com que alguém se sinta mal durante o dia de trabalho. Esse tipo de comportamento não é bem visto porque interfere na produtividade do funcionário, que acaba tendo dificuldades em resolver o problema.

Nesse momento é preciso que as empresas sejam mais responsáveis ​​e conscientes da importância do trabalhador para a organização. Isso porque existe uma troca de conhecimentos entre os trabalhadores e os gestores responsáveis ​​por essa troca, por isso os profissionais precisam ser bem treinados para que possam realmente compreender o funcionamento da empresa e assim auxiliarem no seu crescimento.

A responsabilidade do gestor com relação às pessoas não é apenas quantitativa, mas também qualitativa. Esse fato não pode ser desconsiderado no processo de contratação para o crescimento da empresa, afinal de contas um excelente ambiente traz bons frutos para a empresa.

O comprometimento com o empregado e a forma como essa ferramenta pode ser tratado de forma correta, para que o mesmo seja bem sucedido na empresa, é um dos principais fatores para o desenvolvimento da mesma.

Um dos maiores problemas das empresas é o alto índice de demissões, levando em consideração que esse número pode chegar até 60% do total da equipe.

Isso pode acarretar diversos problemas, dentre os quais podemos citar: perda de tempo e dinheiro investido na contratação de novos colaboradores; perda da confiança entre as partes; entre outros.

As empresas no Brasil possuem um grande potencial para se desenvolver e alcançar o sucesso. No entanto, é preciso saber lidar com as mudanças e aprender a administrar os negócios para que se possa alcançar os objetivos e superar as adversidades.

Assim como as pessoas devem passar por momentos de transição ao longo da vida, assim como as empresas também passam por esses mesmos processos. O ciclo de vida das empresas tem quatro fases principais: criação ou fundação; expansão; maturidade; rotina. Um dos muitos fatores que podem caracterizar o desenvolvimento das empresas é o tratamento agressivo com os funcionários, o que leva a altas taxas de rotatividade, prejudicando os negócios.

“O desempregado de hoje, pode ser o seu líder ou recrutador de amanhã. Respeito e cordialidade fazem parte do bom network”. Boa sorte!

Giovanni Montini

E-mail: [email protected]

Site: http://www.sie.manaus.br

Giovanni Montini

Giovanni Montini, é empresário, Administrador e Técnico em Logística, CEO e fundador da SIE MANAUS Consultoria Integrada Empresarial e Financeira, Prof. e Instrutor da CDL Manaus, Master Coach de Negócios e Mentor de Carreira.

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