Num mundo que evolui sempre, em que todos buscam a arte de bem viver, existem os que degustam um bom vinho e os que adoram chocolate; seja em barra, brigadeiro etc. Crianças, jovens e idosos não escondem a paixão por chocolate – enquanto os mais “maduros” optam pelo vinho. Porém, para ambos o paladar faz a diferença.
E a coisa passou longe dos habituais compradores de chocolate que na hora da aquisição sabem identificar a quantidade de teor de cacau, a qual define o sabor e principalmente a textura. Contudo, o importante é que nenhum componente ultrapasse o limite tolerável.
Chocolate para quem não tem problema com a glicose sempre fez bem por ser um produto que gera resistência. Até entendemos que os políticos deveriam se alimentar diariamente de chocolate como fonte geradora de um bom raciocínio e um meio de conseguirem uma longevidade e não uma eternidade em seus cargos.
Mas o que os “experts” recomendam para se viver uma vida mais longeva e saudável é uma atividade física diária, acreditando sempre no binômio: exercício/vida longa.
O sedentarismo é extremamente perigoso a todos, em especial aos idosos, por aumentar o risco de morte prematura e o surgimento de muitas doenças; tais como: derrames, ataque cardíaco, diabete tipo 2 etc., conforme estudo recente do professor Eef Ekelund da Faculdade Norueguesa. Embora não tenha dito nada que não saibamos, penso que todo exercício feito moderadamente e de forma constante, com certeza melhorará a respiração e frequência cardíaca; gerando uma melhor disposição física.
E, se desejar ser mais severo consigo mesmo, comece a contar os passos que dá diariamente ciente de que entre 6 e 7 mil por dia, é o indicado para quem tem mais de 60 anos. E, se conseguir caminhar 40 minutos por dia, estará evitando ganhar peso. “Qualquer atividade é melhor do que nenhuma, e subir escadas também é benéfico à saúde, como complemento”. O importante é a felicidade do idoso; dosando chocolate, vinho e exercício físico. Vamos sair do sofá como ato de amor à vida e a família, bem como para incentivar os jovens.
Contudo, para não dizerem que só falei das flores, no dia da independência a alma do povo brasileiro foi lavada, pela participação popular, muito acima do esperado, em todas as capitais e grandes cidades do país. Ao enterrar os Institutos de Pesquisas e o desesperado candidato Lula, a multidão comoveu o mundo. Os brasileiros em inúmeras capitais foram às ruas e demonstraram amor à Pátria, à bandeira e ao presidente.
Ignorar o ocorrido jamais visto em nossa história é demonstrar a leviandade e a torpeza. O ex-presidiário pagou caro por atacar os cristãos e ignorar todo o cenário econômico do Brasil, atualmente: a inflação em queda, o PIB crescendo e o desemprego caindo.
A única potência eleitoral deve residir no caráter e no amor à Pátria e à família. E, há uma estratégia que consiste em tirar proveito das fraquezas dos adversários. O povo brasileiro já decidiu o que deseja e quem deseja para o Brasil. Somos amor, família e cristãos.
Manaus/AM,09 de setembro de 2022.
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE
ex-conselheiro federal da OAB/AM nos triênios 2001/2003 e 2007/2009 – OAB/AM A-29