Por Juarez Baldoino da Costa(*)
Empregando 3 vezes mais pessoas do que as 110 mil que emprega diretamente o PIM – Polo Industrial e Manaus, o comércio amazonense, com seus 325 mil postos de trabalho direto, representado principalmente pelas entidades ACA – Associação Comercial do Amazonas, Fecomércio – Federação do Comércio do Amazonas e em Manaus a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, vem promovendo ações diversas que buscam oferecer instrumentação para alavancar melhorias em seus modos de gestão, na atualização tecnológica e na integração com a sociedade, que em última análise compõe os seus próprios clientes.
O setor arrecada perto de R$ 8 bilhões anuais ou 53% dos tributos estaduais, além de outro R$ 1,5 bilhão de tributos municipais de todo o estado, equivalente a cerca de 95% das receitas tributárias diretas das prefeituras.
Representando um PIB de 47% do Amazonas segundo o IBGE, o número revela a importância com a qual o comércio deve ser distinguido e ouvido nos grandes fóruns das discussões que interessam ao estado, e os presidentes amazonenses Jorge Lima da ACA, Aderson Frota da Fecomércio e Ralph Assayag da CDL, e suas competentes diretorias e colaboradores, têm conseguido destaque para suas organizações.
Protagonizar a discussão das visões do negócio de seus associados e fortalecer o respeito da população às suas tradições e feitos ao longo de seus mandatos, têm sido os resultados alcançados. Aumentar a confiança e a empatia dos consumidores e esclarecer aos órgãos de controle e de fiscalização seu relevante papel de legalidade de procedimentos e de seu alcance social, como aliados e colaboradores de processos de mutuo interesse nas relações governos & empreendedores, tem sido outra faceta das ações.
A ACA, concentrando a representação direta de comerciantes e prestadores de serviços em geral incluído o turismo, tem firmado parcerias e convênios diversos com empresas que possam fortalecer os serviços disponibilizados aos seus associados, cujo quadro foi ampliado com inúmeras novas recentes adesões, demonstrando um sinal claro da confiança na entidade. Fez importante reforma em 2023 em sua imponente e histórica sede à Rua Guilherme Moreira no centro de Manaus, tornando as instalações mais confortáveis e oferecendo melhor estrutura que vai gerar receitas e permitir a realização de eventos de capacitação e de negócios que fortaleçam os participantes interessados, inclusive terceiros. A aproximação entre os empresários entre si os torna força que, mais coesa, facilita que suas reivindicações sejam mais atentamente ouvidas no seio das lideranças inclusive do poder público, facilitando que seus propósitos sejam alcançados.
Está finalizando a atualização de seu registro histórico em livro sobre o seu sesquicentenário sob a lavra da grande historiadora, a dama dos fatos do Amazonas, Etelvina Garcia, para perpetrar aos futuros seus dirigentes e amazonenses em geral a história de como se construiu uma entidade que representa atividade que tanto participa da vida do povo do estado desde os tempos da Hevea brasiliensis em sua etapa original em 1871, e da parteira que foi de tantas outras entidades nascidas em seu meio.
A CDL Manaus, nascida no âmbito da ACA há mais de 50 anos, vem suportando os seus hoje mais de 4 mil associados com soluções diretas em tecnologia e gestão, capacitando permanentemente os lojistas e seus colaboradores, também dinamizando e fortalecendo o crédito e a proteção dos negócios à prazo.
A Fecomércio, também nascida de ações da ACA há 69 anos, e que congrega os vários sindicatos patronais do sistema comercial incluindo os dos serviços e do turismo, tem buscado e tem conseguido a transparência de suas atividades e de sua representação relativa junto às demais entidades, trazendo eventos e personalidades especialistas em temas de interesse de seus associados, incluindo agentes públicos, conseguindo importante evolução em sua participatividade nos temas de relevância para os negócios que representa.
Em parceria com a CNC – Confederação Nacional do Comércio, dirigida pelo também amazonense Roberto Tadros, trouxe para Manaus, por exemplo, a segunda edição do evento Innovation Day no país, realizada em 26 de julho último em Manaus, depois de Goiânia que inaugurou a série, com abrangente programação de altíssimo nível de organização e de conteúdo.
No evento, no qual participaram vários dos mais importantes institutos de tecnologia como a SIDIA da Samsung e o Instituto Eldorado, foram tratados temas como a constelação de satélites da Starlink de Elon Musk e os recursos da já realidade Inteligência Artificial aplicada aos negócios, até a impossibilidade do açaí de Anamã chegar à Waku Sese em Manaus, líder fabricante do derivado frozen do produto vendido em todo o país, por falta de infraestrutura de escoamento, o que nos alerta para as especificas e até então instransponíveis características amazônicas que, mesmo assim, o comércio ousa e tem conseguido buscar superação em várias situações. Neste sentido se enquadra a exitosa iniciativa das Lojas Bemol em instalar, por sua conta, geração de sinal de internet em cidades do interior como Autazes, o que resultou em alavancagem de negócios e ao mesmo tempo gerou importante benefício para a população local.
As tabernas de Santo Antônio do Içá podem ter apoio da ACA e da Fecomércio, que certamente em algum momento lá estiveram ou estarão cumprindo seu relevante papel institucional.
O comércio é como o artista colocado na canção de Milton Nascimento: “Todo artista tem que estar aonde o povo está”.
(*) Amazonólogo, MSc em Sociedade e Cultura da Amazônia – UFAM, Economista, Professor de Pós-Graduação e Consultor de empresas especializado em ZFM.