Grande parte dos colaboradores de uma empresa passa muito mais tempo com seus colegas de trabalho do que com a própria família, e para que seu trabalho flua da melhor maneira, é necessário manter um bom relacionamento com todos.
Na grande maioria das empresas há problemas de relacionamento entre pares. Porém, atualmente, a visão da gestão está mais humanizada. Muito gestores que prezam pelo bom clima organizacional podem chegar a trocar as figuras do tabuleiro, caso seja algo que se prolongue por muito tempo ou que chegue a impactar não somente o rendimento, mas principalmente o entrosamento da equipe.
Fato é que este tipo de problema não precisaria acontecer se todos tiverem maturidade, senso ético e profissionalismo.
Atitude pessoal diante do problema
Um ambiente de trabalho é um espaço profissional e institucionalizado, com regras e costumes próprios, que devem ser respeitados. Além disso, mais que palavras, são as atitudes que fazem um profissional, e é preciso repensar sempre a qualidade das relações que se constroem neste espaço.
Seu colega fez algo que lhe chateou? Somos todos humanos e sentimentos se afloram. Pense numa maneira sensata de deixar isso claro, sem gerar ressentimentos e, principalmente, divisão na equipe. Faça com os outros o que você gostaria que fosse feito com você.
Que tipo de profissional você é?
Um profissional ético será ético independentemente da situação, um profissional maduro será desta forma independentemente do contexto em que está inserido.
Uma pessoa que não lida bem com críticas, com a diversidade e diferenças que há entre as pessoas, que busca formas de denegrir um colega e tirar proveito da situação não tem seriedade, ética ou maturidade.
Como você tem reagido diante das complexidades das relações com seus colegas de trabalho? Comece esta análise por você.
Desta forma, o ponto de partida é manter-se íntegro diante das adversidades. Questione-se que tipo de profissional você é e que tipo de profissional você quer ser. Você não precisa ser gestor para começar a se comportar como tal.
Respeito acima de “gostar”
Ninguém é obrigado a “gostar” de ninguém, isso é fato. No entanto, o respeito é um valor essencial para o convívio humano em qualquer situação. Sem respeito não há relacionamento saudável, seja com um colega de trabalho ou com qualquer pessoa.
Você tem respeitado os seus colegas de trabalho do mesmo modo como gostaria de ser respeitado? Muitas vezes, determinadas atitudes impensadas desencadeiam conflitos – vale a pena a reflexão.
Resolva a situação
Uma das competências profissionais mais exigidas pelo mercado de trabalho é a comunicação interpessoal. É preciso conhecer técnicas de comunicação e estratégias de gerenciamento de conflitos interpessoais para saber resolver este tipo de situação.
Não espere pelo outro lado para a resolução e não deixe a situação se estender. Se preciso, chame o colega de trabalho reservadamente e tente compreender as suas atitudes. Às vezes, a realidade é totalmente diferente do que pensamos e imaginamos. Dê o feedback adequadamente.
Se for preciso, envolva a liderança nesta conversa. Não há crianças envolvidas, e sim, profissionais adultos. Sendo assim, as situações podem e precisam ser resolvidas, para que o gestor não precise resolvê-las de alguma outra maneira.
Dicas práticas e rápidas para o bom convívio
- Seja sempre educado, independente do seu humor do dia;
- Seja amável, mas esperto;
- Evite se envolver em polêmicas;
- Dê mais de uma chance as pessoas;
- Aproveite os intervalos para socializar-se;
- Escolha assuntos não polêmicos;
- Não seja o fofoqueiro e não se acompanhe com quem é.
Boa semana e ótimo trabalho!
Fiquem todos com Deus!
*Paula Pedrosa é Diretora Executiva, Headhunter e Coach de Carreira da Paulo Pedrosa Headhunter & Associados. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio.