Muito líderes vivem o dilema de lidar com pessoas que não geram resultados na sua equipe e procuram estratégias para mudar este cenário. Não existe uma receita de bolo, mas podemos pensar em pelo menos cinco pontos relevantes para garantir que você fez o mínimo necessário na direção deste objetivo.
Afinal, mesmo que você não queira admitir, é responsabilidade de todo líder procurar formas para aumentar os resultados da equipe, e com isso sua participação direta ou indireta na lucratividade e viabilidade do negócio.
Algumas estratégias são fundamentais para que os colaboradores atuem com mais produtividade, atingindo seu potencial máximo, otimizando os resultados, articulando melhor com os recursos e meios, e ao mesmo tempo, que gere engajamento para que todos se sintam mais confiantes e entusiasmados com o trabalho.
Certamente a ação principal precisa vir da pessoa, o interesse precisa ser dela, pois o melhor líder não será capaz de mobilizar o “querer” sem a vontade do colaborador.
No entanto, muitas vezes o primeiro passo não foi feito pelo líder para que sua equipe tenha a clara visão de quais são as expectativas, ou ainda, se tem clareza da missão a ser conquistada não estão preparados para cumpri-la; se aptos, não encontram um canal aberto de suporte ou orientação, e quando este existe, não foram corretamente responsabilizados ou adequadamente estimulados.
Este raciocínio no faz pensar nestes cinco aspectos que podem ser considerados pelo líder para fazer com que a equipe gere resultados.
1 – Defina Metas: Sua equipe sabe o que buscar? Tem objetivos claros e consistentes? Foram comunicados de forma direta?
É essencial para a produtividade que todos tenham a nítida visão do que se espera deles. Em muitas situações vejo líderes terem a expectativa de que as pessoas devem entregar metas X, Y ou Z, mas não desdobraram adequadamente essa informação para o grupo, e ficam frustrados diante da sua exigência irreal de que as pessoas saibam o que devem entregar.
É importante que o negócio possua suas metas críticas de sucesso e a partir delas, cada área, cada função e cada pessoa entenda suas metas para que o todo seja alcançado. São as metas específicas que esta pessoa ou este time terão que conquistar que balizará as medidas que devem tomar na direção do resultado.
Igualmente importante, dentro deste contexto, é garantir que foram combinados os acompanhamentos periódicos de forma a manter uma cadência de compromissos assumidos e suas devidas responsabilidades destacadas.
Assim sendo, é mais fácil cobrar, apontar erros, identificar desvios, perceber desinteresses, observar ausência de foco e demais ações para que o resultado aconteça.
2 – Ofereça treinamento: Sua equipe sabe exatamente o que fazer? Todos têm domínio técnico e desenvolvimento comportamental para realizar? Existe realmente a habilidade instalada para fazer o que precisa ser feito?
Muitas vezes, temos a ilusão de que as pessoas já sabem o que fazer, e o que não sabem, terão iniciativa para aprender. Esse é o melhor dos mundos e até diria que parte de oferecer treinamento é também para chegar neste estágio de maturidade da equipe, mas até que este cenário seja realidade, é importante canalizar energia no planejamento e execução de um plano de treinamento capaz de sanar as principais lacunas para que a pessoa consiga fazer o que precisa fazer.
Posso afirmar que investir na capacitação é uma das estratégias mais eficazes para gerar resultados. É a forma de garantir que estão preparados para realizar o trabalho, pois é através de conhecimento especializado que as tarefas direcionadas devem ser feitas e cobranças realizadas.
Lembre-se também de programar treinamentos para desenvolvimento de soft skills, bem como favorecer networking, pois muitas soluções no caminho de conquistar as metas não são sobre domínio técnico, mas sobre gestão das emoções, relacionamentos firmados e tantos outros comportamentos.
3 – Valorize o Diálogo: Sua equipe sente-se segura em conversar com você? Todos percebem portas abertas para exposição das ideias, críticas e sugestões?
Adote uma política de conversa, apresentando os seus planos, objetivos e expectativas, sobretudo mostrando-se sempre disposto a escutá-los.
As metas claras e as formações necessárias não eliminarão as dificuldades diárias, os obstáculos ao longo do percurso, as situações não previstas, os desafios e demais impedimentos para a cumprimento da meta. São nos momentos de conversa que poderá entender as situações reais que estão impedindo o resultado de acontecer e poderá discutir as tomadas de ação.
Sugiro mergulhar um pouco nos elementos da comunicação não violenta e assim poder aprender a lidar melhor com a interação, expressão, compartilhamento e demais oportunidades que o diálogo franco favorece.
Igualmente entender que o feedback será uma constante na sua gestão, diariamente proporcionar o entendimento de como perceber o que está sendo feito, reorientar periodicamente, bem como estar atendo às necessidades de correção, para que o pontual e específico não perca o momento de acontecer.
4 – Divida a Responsabilidade: Todos tem a visão do todo para perceber a relevância do que fazem? Existe o entendimento do elo existente e quando um não entrega a corrente é quebrada?
É importante falar abertamente sobre impacto do não resultado individual no contexto do todo como forma de implantar a consciência de que não são tarefas isoladas. A não compreensão sobre responsabilidade afasta a pessoa do real compromisso.
Ao perceber sua importância e responsabilidade, dentro de uma visão de interesse pessoal, aumentamos a probabilidade de ficarem mais motivados e envolvidos com o trabalho.
5 – Observe as Falhas e Valorize Conquistas: Sua equipe vê o seu empenho em elogiar e reconhecer? Você valoriza pequenas vitórias ou foca apenas em erros e problemas?
Muitas pessoas saem dos trilhos de gerar resultados, porque estão diariamente convivendo com uma liderança do “nunca é o suficiente”. Parece que nada que for feito será bom o bastante e desta forma vão perdendo fôlego e energia.
Reconheça as pequenas conquistas, pois muitas vezes massacramos tanto que só afundamos mais as pessoas no erro, na falha, no olhar para o problema.
Conhecer as falhas mais recorrentes é uma ótima forma de garantir que não se repitam. Observe e conheça o seu time e procure encontrar quais são os pontos mais críticos. A partir de então, fortaleça a cultura do diálogo, converse, mostre como as falhas podem ser evitadas e corrigidas, incentive comportamentos diferentes, busque novas ideias, faça análises de causa, estimule o aprofundamento em métodos de análise e solução de problemas, mas não transforme as vitórias em algo comum.
Quando uma meta for alcançada: COMEMORE!
Cintia Lima
Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach
@psi.cintialima