27 de novembro de 2024

Como Japão pretende eletrificar seus veículos até 2050

O que você acharia se dirigisse o Mirai, carro da Toyota, elétrico, capaz de rodar 136 km, com apenas uma carga de 5,65 kg de hidrogênio, sem emitir barulho, poluentes, apenas vapor de água para o ambiente? Pois então, apesar desse carrão já existir desde 2014, e ter batido seu próprio recorde em 2021 no Guinness Book, o Japão tem uma estratégia de longo prazo para popularizar carros como o Mirai, eletrificando sua indústria de automóvel, sendo este o principal assunto do artigo.

O fim dos veículos movidos à combustão como meio de transporte não é um delírio filosófico, se vai acontecer, mas quando. E sem perder tempo, vários países já possuem estratégias de longo prazo para abandonar motores de combustão interna. Neste sentido, recomenda-se a leitura do Relatório Global EV Outlook 2021, publicado pela Agência Internacional de Energia <https://bit.ly/3FSCUoY>, o qual revela os 31 países que já anunciaram planos de eletrificação ou eliminação total de vendas de automóveis movidos a motores de combustão interna nos próximos dez a trinta anos.

Para se ter ideia do jogo do xadrez global rumo a eletrificação dos veículos, em 2025 a Noruega almeja chegar a 100% de vendas de carros novos eletrificados, com Japão e China querendo chegar lá em 2035. Em 2030, Holanda, Israel, Irlanda, Islândia, Dinamarca, Escócia, Cingapura, Eslovênia e Suécia ambicionam vender todos os carros com zero emissão, enquanto o Reino Unido e Cabo Verde almejam alcançar essa meta em 2035. 

E o compromisso Netzero (zerar emissão de carbono de uma forma geral) tem sido assumido em 2045 pela Suécia, e em 2050 pelo Japão, Canadá, Coreia do Sul, Chile, Nova Zelândia, União Europeia, Noruega, Fiji e Reino Unido. 

Infelizmente, o Brasil não é citado como bom caso no relatório, nosso país jogou fora 4 anos com assuntos inúteis tais como kit gay, doutrinação nas escolas, voto impresso, ataques às universidades, imprensa, urnas, vacinas, com cortes profundos na Educação, C&T&I etc. Até o momento não há oficialmente estratégia de longo prazo, nem metas para descarbonizar a economia, nem tão pouco eletrificar nossa indústria automotiva.

Por outro lado, as políticas e os incentivos que os 31 países estão oferecendo envolvem desde a atualização/reformas das leis, regulamentos, padronização, até incentivos fiscais, subsídios, fundos para construção e testes de fábricas, fundos para P&D etc.

Em relação ao Japão, essas iniciativas estão dentro da Estratégia de tornar o país descarbonizado até 2050, assunto que já foi abordado nos artigos do JCAM <https://bit.ly/3DRp1HQ>, valendo a pena lembrar as seguintes metas em relação ao uso do Hidrogênio como principal fonte de energia do país:

1) Em 2030, desenvolver cadeia de fornecimento em escala comercial para adquirir 3 milhões de toneladas de hidrogênio/ano a um custo de 30 yens/Nm3. Em 2050, produzir 20 milhões de toneladas de H2/ano, a um custo abaixo de 20 yens/Nm3;

2) em relação ao uso do Hidrogênio na Mobilidade, há as seguintes metas a) aumentar o número de veículos elétricos de célula de combustível para 40 mil em 2020, 200 mil em 2025 e 800 mil em 2030; b) aumentar o número de estações de hidrogênio para 160 até 2020, 320 até 2025; c) aumentar o número de ônibus elétricos em 100 até 2020, passando para 1200 em 2030; d) aumentar o número de empilhadeiras elétricas para 500 em 2020, saltando para 10 mil até 2030.

Ao analisar a Estratégia de Longo Prazo, específica para a Indústria Automotiva, para eletrificar os veículos no Japão, o Ministério de Economia, Comércio e Indústria (METI) adotou como meta, até 2050, todos os veículos produzidos pelas montadoras japonesas serem eletrificados. A meta inclui veículos elétricos movidos a bateria, os híbridos plug-in, e os elétricos com célula de combustível.

Para chegar lá, planos com ações estratégicas são criados, implantados e avaliados a cada 5 anos. Entre 2018 e 2023, o METI desenvolveu os seguintes objetivos estratégicos, classificados em três princípios chaves:

Princípio 1) Promover a Inovação Aberta

  1. Tecnologias de eletrificação de próxima geração
  2. Descarbonização dos motores de combustão interna
  3. Desenvolvimento baseado em modelos
  4. Investimento nos RHs
  5. Melhora da Tecnologia dos Pequenos e Médios Fornecedores

Princípio 2) Cooperação Internacional para superar problemas globais

  1. Cooperar no desenvolvimento de políticas internacionais de eletrificação
  2. Compartilhar experiências bem-sucedidas do Japão
  3. Apoiar a transformação das cadeias de suprimentos globais em direção à eletrificação.

Princípio 3) Estabelecer Sistemas

  1. Construir um Sistema Sustentável de Baterias
  2. Desenvolver Sistema para Utilizar Veículos de Próxima Geração para o Segmento de Veículos Comerciais
  3. Acelerar a Integração com Sistemas de Energia Distribuída.

Para ajudar a expandir o uso do Hidrogênio como parte da estratégia de descarbonização do setor de Mobilidade, o METI realizou no dia 8 de setembro de 2022, a Conferência Público-Privada de Hidrogênio para Mobilidade, e os assuntos discutidos foram sobre a priorização das categorias de mobilidade tais como ônibus e caminhões, introdução dos veículos e infraestrutura até 2030, otimização da distribuição das estações de hidrogênio, metas de custo para veículos, estações de hidrogênio, o próprio hidrogênio, etc.

A conferência envolveu Fornecedores (empresas de infraestrutura e de fornecimento de hidrogênio), Demandantes (fabricantes de equipamento original do setor automotivo), Especialistas em Logística e Hidrogênio, bem como Ministérios (METI, MLIT, MOE).

O próximo evento será o Tokyo Motor Show que acontecerá na Tokyo Big Sight, entre os dias 26 de outubro a 5 de Novembro de 2023, e neste link <https://www.tokyo-motorshow.com/en/> o leitor tem acesso aos registros, bem como as novidades e a programação, um evento que deveria estar na agenda de qualquer Ministro, Secretário ou Gestor Público responsável pelo desenvolvimento de políticas relacionadas à Inovação, Mobilidade e Sustentabilidade.

Finalmente, até 2050, o Japão pretende eletrificar seus veículos, por meio de uma estratégia de longo prazo, com metas claras, princípios e ferramentas políticas que estão contribuindo para reduzir resistências e obter apoio dos atores chaves, a fim de fazer uma transição gradual dos seus negócios. Então, eis aí uma boa lição a ser seguida pelo Brasil e outros países da América Latina.

Jonas Gomes

Prof. Dr. Jonas Gomes da Silva - Professor Associado do Dep. de Engenharia de Produção com Pós Doutorado iniciado no ano de 2020 em Inovação pela Escola de Negócios da Universidade de Manchester. E-mail: [email protected].

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