As expectativas para a economia do país em 2024 são desastrosas, segundo informam os meios de comunicação. Os brasileiros esperavam mais deste governo, mas o mais deste governo significa menos. Os brasileiros merecem; por enquanto é um sonho distante. A última notícia nada otimista foi a indicação do Dr. Flávio Dino para o STF. O presidente comunista Lula falou em alto e bom-tom: “Estou feliz por colocar um ministro comunista no STF”. Dino é comunista de carteirinha, sua gestão como governador do Maranhão foi péssima — nesta época houve um aumento da fome e pobreza — o estado se transformou no mais miserável do país.
“Viverá o país à destruição das leis, da moral e dos direitos humanos” conforme J. R. Guzzo, in Estadão. Será que Flávio Dino fará uma dupla de ataque, com o Ministro Alexandre de Moraes, bem superior à dupla de atacantes” Coutinho e Pelé” do Santos dos anos 50 e 60; mesmo porque terão a força da caneta e, talvez, o não dever de cumprir a Constituição Federal.
Será que o Ministro Flávio Dino deixará sua hipocrisia, e combaterá a criminalidade? Seu índice de rejeição pelos maranhenses vem crescendo a cada dia, ele recebeu com honras a “dama do tráfico”. Como pode o nosso país iniciar bem o novo ano? Quem vibrou com a posse do Dr. Dino como Ministro do STF foi Dilma Rousseff, por este ser um defensor do regime totalitário que matou milhões de inocentes no mundo.
E, acabaram de chegar novas denúncias de corrupção, desta vez no Piauí: esposa do Ministro petista Wellington Dias é acusada de ter organizado “o maior esquema criminoso nas contratações de transporte escolar que se tem notícia no país”. Triste caminho de uma nação rica em todos os setores produtivos, porém cheia de políticos corruptos. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido por Javier Milei em sua posse, e recebeu, recentemente, o título de “Cidadão Honorário do Estado do Paraná”. Enquanto um foi vaiado o outro foi homenageado.
O único presidente, na história do Brasil, a ser homenageado ao entrar no Congresso Nacional foi Lula, com o grito: “O ladrão chegou… devolve meu dinheiro, cachaceiro”. Afinal, temos muito em caixa para poder o desgoverno dar R$ 16,81 bi pela Lei Rouanet aos “artistas”, quando nos últimos quatro anos nunca se concedeu mais que R$ 3,78 bi por ano. O governo do PT é o mais nefasto e prejudicial ao povo e, principalmente, aos mais necessitados. E, ainda, promete entregar casas aos pobres em Macapá e foge devido às vaias recebidas o que é comum quando vai a qualquer local público. Infelizmente são somente promessas. Assim, como será 2024?
Manaus, 26 de dezembro de 2023
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE Ex-Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 -OAB/A