Conheça o Instituto Autismo de Parintins – Isadora Tupinambá

Em: 12 de fevereiro de 2025

Vem de Parintins esse belo exemplo de trabalho social humanizado e reconhecido, um verdadeiro modelo a ser seguido: uma fundação privada da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, criada no dia 04 de maio de 2021, de caráter educacional, de Assistência Social e Cultural de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas comorbidades. Sua sede está localizada na rua Governador Leopoldo Neves, 516 C1, Centro da cidade de Parintins.
Pioneiro do Baixo Amazonas, o Instituto Autismo de Parintins – Isadora Tupinambá visa atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista de famílias que residem na cidade de Parintins, com o propósito de incluir e promover a igualdade social, levando em consideração as famílias de baixa renda e que vivem em vários aspectos de vulnerabilidade.
Lá proporcionam apoio concreto às famílias que se encontram desprovidas de assistência no que diz respeito aos atendimentos especializados e que necessitam de direcionamento após o recebimento do diagnóstico.
Atualmente estão cadastradas 813 famílias, mapeadas em banco de dados, perfazendo 432 pessoas com laudo fechado e 380 que continuam em processo de investigação.
Diante da grande necessidade, o Instituto passou a atender famílias dos municípios próximos, tais como Barreirinha, Cametá, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Maués, Juruti, Juruti Velho, Urucará, Terra Santa, Oriximiná, Santarém e Manaus.
O IAPIN procura também promover ações com o objetivo de elaborar, promover, apoiar, participar e incentivar a realização de projetos de cunho social para divulgação e esclarecimento à população através de oficinas, rodas de conversa, campanhas de sensibilização nas redes sociais e mídia dentre outras atividades, relacionados ao TEA.
Atualmente ele é presidido por Bruna Cristina Pimentel Teixeira, mãe da pequena Isadora Tupinambá, inspiradora desse belo exemplo, e como gestora e vice-presidente a professora Cintia Rodrigues dos Santos, tendo como padrinho no âmbito estadual o governador Wilson Lima, e na esfera municipal o vereador Babá Tupinambá.
O Instituto possui uma equipe multiprofissional perfazendo um total de 26 profissionais graduados e qualificados para atender às necessidades dos usuários e suas famílias.
O novo espaço contem 28 salas para atendimentos especializados em Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagógico, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física Adaptada, Assistência Social, Artes Visuais, Telemedicina, Enfermagem, Sala de Odontologia, Laboratório de Informática, Brinquedoteca, quadra de práticas esportivas, Sala de Farmácia, Auditório, Consultório de Psiquiatria, Sala de Triagem e Sala de AVDS. Enfim, um espaço ampliado, humanizado, projetado de acordo com os espectros do Autismo, e respeitando a singularidade de cada criança e adolescente.
Por fim, a equipe do Programa Sefaz em Ação teve a oportunidade e a felicidade de conhecer cada cantinho do Instituto no final do ano passado: um verdadeiro Centro Psicossocial capaz de oferecer atendimentos de qualidade, com equipes humanizadas e dispostas a atender com competência e dinamismo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de promover a conscientização e o respeito, gerando mudanças positivas para todos.

*Auditor fiscal e professor

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Pesquisar