22 de novembro de 2024

Constância

A constância é uma virtude indispensável a qualquer realização. Ela se sobrepõe às dificuldades e é fator decisivo das vitórias. A constância marcha ao lado da convicção. Assim,  quem é constante é convicto, sabe para onde vai e o que quer.

Ao contrário do volúvel, que é um indeciso, um incoerente, podendo chegar a ser leviano, o constante é compenetrado, seguro e consequente. 

É preciso haver constância  nos estudos, no cumprimento dos deveres, na pontualidade, na afetividade  nas tarefas de levar por diante os bons cometimento.

A constância é baseada no raciocínio e no critério, e surge como medida sensata e equilibrada. É pela constância que as obras de repercussão futura são mantidas e animadas. Não fosse pela constância, o Racionalismo Cristão não permaneceria, persistentemente, incutindo a luz da Verdade em espíritos renitentes uns retardatários outros, em assuntos espirituais.

O ser constante é paciente e tolerante, não se alterando diante da indiferença ou do descaso, por ter o seu caminho traçado, seguindo por ele. Pouco importa o vozerio do mundo insensato e imprudente, se o espírito constante, apoiado em madura compreensão, não se deixa levar pelas dissonâncias do ambiente. 

Obras que não se concluem recebem o golpe da inconstância e deixam entrar em cena o enfraquecimento, a desunião,  a falta de compreensão. O memorável exemplo de Jesus é um hino de glória à constância, pois ninguém o demoveu do seu propósito de predicar em favor da sua Doutrina,  embora soubesse,  de antemão, a que extremos o levaria a sua constância. 

Os grandes Luiz de Mattos e Luiz Thomaz foram outras duas figuras inflexíveis na constância de levar a bom termo, na Terra, a implantação da Doutrina Racionalista Cristã. As dificuldades e os sacrifícios que tiveram de enfrentar foram muitos, mas, como espíritos de alta classe, não se desapegaram da constância triunfante. 

Quem se dispuser a ter constância não pode ser comodista, desatento, parcial, mas, ao contrário,  tem de ser ativo, eclético e idealista. A sua linha de conduta é firme e os traços de sua personalidade não deixam dúvidas quanto à sua definição moral. 

Jamil Merched Chaar.

Jamil Merched

Jamil Merched Chaar é formado em Administração de Empresas

Veja também

Pesquisar