Constância e consistência

Em: 14 de abril de 2022

Em muitas ocasiões não nos faltam motivos para agir, mas nos falta coragem para começar ou disciplina para continuar.

Em outros momentos, lançamos fora o medo e iniciamos, mas nos falta motivação para continuar.

Em tantas outras oportunidades temos coragem e motivação, mas nos falta mais uma vez o elemento do continuar.

Estabeleça metas, tenha um objetivo, encontre a respiração do entusiasmo, mas queira ter constância.

Metas e objetivos estabelecidos são capazes de mover o indivíduo rumo ao que almeja. Algumas pessoas usam planner, cadernos, post-its ou quadros em branco e de visualização para conseguirem cumprir o que estabeleceram, a forma não importa muito, o que pouco se fala é como ter constância para chegar lá.

Alguns estudos apontam que a janela para um hábito se instalar é de 21 a 66 dias, podendo chegar a mais tempo dependendo da complexidade desse hábito e da forma como sua mente e organismo estão nesta direção. Isso acontece porque nós, seres humanos, somos constituídos por hábitos maus e bons, e demandamos tempo para que possamos associar que um novo hábito se instalou, de fato.

A constância nada mais é do que fazer repetidas vezes a mesma coisa: se você corre 5km por dia e quer correr 10km, é preciso correr todos os dias e ir aumentando isso de forma progressiva, com o tempo estará correndo 10km ou mais, dependendo da sua disponibilidade em se manter constante naquela tarefa. Assim ocorre com todo o resto, quando você começa a construir constância, isso se torna hábito e fica mais fácil de controlar o que deseja e os objetivos que se quer alcançar.

Todos teremos as dificuldades e obstáculos para manter a disciplina de fazer o que precisa ser feito para conquistar o que almejamos. Não existe o elixir mágico para tomar e manter os passos na velocidade e direção programada, mas é exatamente esta constante que demostrará a consistência de seus atos. Para que você consiga colocar isso em prática, algumas atitudes precisam ser tomadas: 

  • Aprenda a administrar o seu tempo: Foque no que realmente importa. A administração do tempo é fundamental para que consiga reorganizar a rotina e fazer o que deve fazer, lembre-se sempre: “faz  o que deves e está no que fazes”.
  • Lembre das suas motivações: Tenha sempre ante os olhos os motivos pelos quais está fazendo o que está fazendo. Não esqueça jamais as razões que fizeram você estabelecer essas metas e ter a ambição de conquistá-las. Um propósito firme mantém as ações direcionadas.
  • Defina prioridades: Nem tudo é importante, nem tudo é urgente e muito será circunstancial. Estabeleça sempre prioridades e aprenda a dizer não para todo o resto, a arte de definir o que importa é saber negar o que não importa. Seja constante no que é relevante e não no que não faz diferença em sua vida.
  • Persista sempre e não insista: Persistir é diferente de ser desobediente e insistir no que não é benéfico. Um treino que te deixe mais fadigado do que energizado, não está sendo um bom treino, então precisa ser reavaliado; uma dieta que te deixa sem forças, não tem sido uma boa estratégia, também precisa ser reavaliada. Ter esse senso de separação do que é persistir e insistir é importante para não dar murros em ponta de faca. Você merece ter consistência no que te deixa feliz, te revela realizado e fornece saúde com paz.

Tendo noção do que é constância e que ela é semelhante a um hábito instalado, basta colocar em prática. Todas essas coisas funcionam para aquele que não dá brechas à preguiça, nem espaços para os pensamentos sabotadores, muito menos para a protelação do relevante.

Esteja atento ao seu redor, aos seus objetivos e metas. Só você é capaz de transformar e mudar a sua vida. Mova-se!

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470
Pesquisar