Todos nós podemos melhorar como seres humanos. Aprender com nossos erros é, sim, possível. Esse esforço de autocrítica é o caminho para uma vida harmoniosa. Afinal, todos temos capacidade para atingir maior estabilidade emocional e para criar melhores oportunidades a nós mesmos.
Todos temos desafios a vencer. Estamos suscetíveis a erros em nossa trajetória. Agora, podemos aprender com eles, desde que tenhamos disposição para isso. Aqueles que se conectam à espiritualidade enxergam a vida de maneira mais completa. Essas pessoas valorizam o conhecimento e a sabedoria.
Todos nós sabemos como reconhecer os próprios erros. Basta estarmos dispostos a isso. Afinal, nossa consciência não mente quando o assunto é julgar nossas atitudes.
Quando analisamos calmamente nossos equívocos, logo percebemos como podemos melhorar. Assim, conseguimos abandonar hábitos prejudiciais e adquirir outros benéficos a nós e às pessoas com quem convivemos.
A tendência é a de culparmos outras pessoas por coisas ruins que nos acontecem. A espiritualidade autêntica, como nos ensina o Racionalismo Cristão, é que devemos perceber nossa parcela de responsabilidade nos insucessos da vida. Quem não se dispõe a isso está sujeito a continuar vivendo muitos males e decepções.
Só construiremos uma vida feliz se aprendermos com nossos erros. Temos que analisá-los com calma e autocrítica moderada. Há duas opções: ou evoluímos a partir de nossos equívocos, ou nos sentimos eternamente vítimas das circunstâncias. É claro que a primeira delas é o caminho certo para fazermos valer nossa passagem neste mundo-escola. Todos erramos. O que define uma boa pessoa é sua capacidade de se arrepender, aprender com os erros e tentar repará-los e não mais repeti-los.
Jamil Merched Chaar.