Dia das crianças e dia do professor

Em: 14 de outubro de 2024

Estamos em outubro e é neste mês que celebramos o Dia das Crianças no dia 12 e o Dia do Professor no dia 15. E essas duas datas têm muito a ver uma com a outra, especialmente na questão educacional, por fazerem parte diretamente deste universo. Os professores são os pilares do processo de ensino-aprendizagem. A maioria destes formadores de opinião são guerreiros e atuam com amor e dedicação plena, conscientes da magnitude da missão que têm em suas mãos, mesmo com os diversos desafios e injustiças a que são submetidos constantemente.

É fato também que os professores no Brasil, especialmente os da educação básica, carecem de uma remuneração justa e à altura da importância do que fazem, além de muitos deles enfrentarem condições deficitárias ou insalubres de trabalho, principalmente nas regiões mais carentes e longínquas do País. Nossos mestres são os agentes mediadores do ensino na vida dos discentes e precisam ter todas as condições para fazê-lo da melhor maneira possível. Já as nossas crianças, em muitos casos, têm tido o seu direito constitucional à Educação negligenciado (Artigo 227 da Constituição Federal de 1988); o que prejudica e impacta muito suas vidas, tanto no presente quanto no futuro; pois, se desde a tenra idade o estudante tiver acesso a um conhecimento de qualidade, ele tende a ser um cidadão com maiores chances de lograr êxito no decorrer de sua formação e no Mercado de Trabalho quando for profissional. Há de se considerar que, ao mesmo tempo em que as crianças necessitam receber uma base sólida de Educação desde a conhecida “primeira infância” (que vai até por volta de 7 anos de idade, segundo os especialistas), a entrada no ambiente escolar é também um fator primordial no desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo dos menores.

A Educação Infantil é um dos momentos mais importantes na vida estudantil e pode influenciar o desempenho em todas as demais etapas. Este início também é essencial no processo de uma formação cívico-cidadã, pois a escola é o primeiro lugar em que os pequenos começam a estabelecer o convívio com outras pessoas, inclusive de sua mesma faixa etária, fora do ambiente doméstico. Porém, infelizmente, ainda são muitas as crianças que não têm acesso à Educação em nosso País, muitas vezes em nenhuma fase de suas vidas; além da enorme evasão escolar que existe em nossa Nação. São muitos os fatores que contribuem para esta triste realidade, como a falta de políticas públicas efetivas na área (ou da implementação destas); alimentação inadequada e insuficiente; condições precárias de vida e moradia; exploração, abusos e trabalho infantil; dentre outros (problemas estes que se arrastam há muitos anos).

Diante de tudo isso, mais do que nunca, precisamos valorizar e lutar, dentro da Lei, para que os nossos professores tenham as condições ideais de trabalho e a justa remuneração, diante da importância ímpar que possuem para toda a sociedade. E a valorização deles deve começar conosco, com a conscientização de que eles são os responsáveis diretos pelo ensino, mas que a educação de vida é responsabilidade dos pais ou responsáveis, inclusive fazendo com que nossos filhos compreendam, desde cedo, que o professor merece o respeito e a consideração de todos, especialmente de seus alunos.

De igual modo, não podemos nos omitir frente ao fato de tantas crianças brasileiras estarem tendo os seus direitos e garantias constitucionais surrupiados todos os dias. Sabemos que esta é uma situação crônica também e de resolução complexa; mesmo assim, isso não nos isenta de fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuirmos na mudança desta situação. Quanto mais pessoas tiverem a consciência de que este é um dever de todos nós (especialmente na prática), maiores serão as chances de transformarmos, de fato, esta realidade; independente do tempo que leve.

Lisandro Mamud

Lisandro Mamud é administrador, pesquisador em Inovação, Tecnologia e Educação do Núcleo Educotec (Ufam)
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