6 de outubro de 2024

Dias úteis

Carlos Silva

“O cliente sempre tem razão !” Esta frase foi muito utilizada no mercado ao longo de muitos e muitos anos. E era certeza absoluta mesmo! No entanto, hoje em dia, isto não corresponde à verdade. A impressão que se apresenta é que os vendedores estão nos fazendo um favor em nos atender. Existe uma enorme má vontade das empresas com os clientes e com os consumidores. Sabe qual a diferença? Quando eu compro fralda descartável para a neta, eu pago e sou o cliente. Mas a consumidora é a minha neta. Muitos não levam isso a sério. Existe a máxima que diz: “Perca a venda mas não perca o cliente!”. Mas, ocorre o pior. Se perde os dois! Muitos empresários treinam seus colaboradores para nos negar descontos, com o argumento de “ sabe quanto nos custa este item?”. Cada vez que escuto esta asnice mercadológica, eu apresento, de graça, uma pequena aula: “Jovem, os problemas da empresa não são dá minha conta, não me interessam e não me dizem respeito. Quem não tem competência, não se estabelece. E, o empresário está no mercado e corre riscos. Faz parte do jogo. Por outro lado, vocês  deveriam ser treinados para entender a diferença entre custo, preço e valor. Custo é o que o empresário paga para dispor o produto na gôndola. O preço é o que ele me oferece para comprar. E o valor, sou eu que dou ao produto e ao preço, quando decido comprar”. Claro que nem todos os vendedores se sensibilizam, e nem todos os empresários. Mas, contra esses, eu meu utilizo de duas opções: ou não compro ou busco a concorrência. E pronto ! Mas, infelizmente, esse não é o pior problema que os consumidores enfrentam por aí. Existem vários mesmo. Mas, contra muitos, nós já adquirimos vacinas e defesas. No entanto, de uns anos para cá, escuto muito o argumento de que o produto será entregue em 10 dias úteis. Até no escritório, escuto isso, quando um colaborador recebe a demanda de um gestor, para a produção de  um relatório, e o colaborador diz que entrega em 2 dias úteis. Tenho dificuldade em definir o que é um dia útil. É sério. Afinal de contas, não se produz nada de útil em feriado e final de semana? Ou é só para fazer festa e farra? O PIX funciona nos feriados também. E a Internet idem. Ou seja, pode-se pagar e receber por todos os dias. E enviar relatórios também. Claro, que não é obrigado a trabalhar nos feriados e nos finais de semana. Mas, quando se concorrer a uma promoção na empresa, isto será lembrado. Dia desses, comprei um item por  meio de um site de vendas. A vendedora me disse que chegaria em até 45 dias úteis. Perguntei a ela: dias úteis para você ou para mim? Caiu a ligação ou ela desligou. Mas, o produto chegou. 4 meses depois. É a vida.

Carlos Alberto da Silva

Coronel do Exército, na Reserva, professor universitário, graduado em Administração e mestre em Ciências Militares

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