Pesquisar
Close this search box.

É preciso saber envelhecer

Quando somos atingidos pelo início do envelhecimento, é necessário termos a consciência de que podemos manter as mesmas funções cognitivas em níveis normais. Tais resultados são alcançados pelo “modus vivendi” aliado à genética ― podemos chegar aos 90 anos, dependendo evidentemente do estilo de vida praticado. Assim, os hábitos diários aliados aos exercícios físicos produzirão superidosos, além do mais as atividades físicas colaboram na proteção do cérebro.

Para tanto, ser ativo sempre contribuirá para manter a atividade cerebral; a função cognitiva; bem como a saúde do corpo. Seja consciente de que todo e qualquer exercício que fizermos resultará em benefício para a saúde de um modo geral. Depois virá o resto como o engajamento social; ter um bom sono; buscar conhecer coisas novas, etc.

Contudo, muitos indagam: após os 60 anos as atividades mais moderadas são as mais indicadas? Sim, mas apesar da diminuição do ritmo, o treino rotineiro por cerca de uma hora de forma constante e intensiva trará benefícios de mantermos uma saúde duradoura, fortalecendo as atividades mentais e emocionais, levando-nos à longevidade. A tudo isto deve-se acrescentar os bons hábitos da vida como uma alimentação saudável; dormir cedo e, se possível, no mínimo 6 horas por noite.

Finalizando, há outro motivo para uma constante preocupação com o chamado: risco cardíaco. A poluição  enfrentada  nas cidades industrializadas têm  contribuído para uma interferência na saúde do coração; bem como para o crescimento das doenças pulmonares. Para os hipertensos essa situação exige que se evitem tais áreas onde predominam as fábricas geradoras da poluição atmosférica.

Não seja capturado pelo relógio denominado VIDA porque ela é finita. Faça tudo com dedicação na busca do ideal, construindo sua felicidade e superando as adversidades.

Manaus, 11 de junho de 2024.

JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE 

Ex-Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 -OAB/AM

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar