22 de novembro de 2024

Educar é ato de amor espiritual

O medo de errar e ter o erro apontado por alguém leva muitas pessoas Inteligentes ao fracasso. Algumas já possuem determinado acervo espiritual, mas, por serem medrosas, acabam bloqueando iniciativas em momentos importantes da vida. Ao deixarem o medo tomar conta da alma, perdem as rédeas da situação.

Pessoas assim se culpam diariamente, porque têm consciência de que são Inteligentes, de que são capazes. Quando estão sozinhas com seus pensamentos, conseguem organizá-los de maneira satisfatória. Mas, diante de um obstáculo que despertem ansiedade, nervosismo, e o consequente medo de julgamentos, se bloqueiam. Na maioria das vezes esses supostos julgamentos nem existem. São,  na verdade, frutos do medo. Superado o obstáculo, vivem se culpando, seja no trabalho ou no lar. Vivem martirizadas, porque não conseguem agir conforme pensam.

Quem tem filhos deve prestar muita atenção nesses medos, nos bloqueios que o próprio espírito se impõe, porque é uma falha que traz de encarnações às vezes até remotas. Quando o espírito resolve encarar a situação e vencer seus bloqueios, ele escolhe o meio familiar adequado e reencarna consciente dessa fragilidade espiritual. Na infância, já demonstra medo do convívio social, de expor suas opiniões. Vive fugindo das pessoas, esconde-se na timidez. 

Sendo assim, é grande a responsabilidade dos pais. Devem ensinar os filhos  sejam eles crianças ou adolescentes, que são livres para externar suas opiniões, independentemente de julgamentos de quem quer que seja. Podem, e devem, demonstrar sua inteligência e seu raciocínio, sempre com humildade e simplicidade, formadores do bom caráter. 

Educar é ato de amor espiritual. Os pais precisam estar vigilantes, porque é muito triste observar-se adultos receosos de exercer todo o potencial que possuem por serem tímidos. Os acanhados perdem muito, mas perdem mais os que com eles convivem, ao se privarem de uma sabedoria contida.

Aos pais recomendamos que estudem a personalidade dos filhos, para que seja. adultos livres, sem bloqueios, pois o mundo precisa de pessoas corajosas, que saibam organizar a inteligência e o raciocínio, pondo-os em prática sem receios. 

Jamil Merched Chaar

Jamil Merched

Jamil Merched Chaar é formado em Administração de Empresas

Veja também

Pesquisar