22 de novembro de 2024

Empresas, gestão e perspectivas atuais

Um dos grandes desafios no interior das organizações é, e aparentemente continuará a ser, à busca da comunicação clara, coletiva, objetiva e focada em resultados positivos juntamente com a necessidade de novos processos com redução de custos. A busca da eficiência e eficácia continua sendo uma necessidade constante e vemos que juntamente com a vontade de vencer os obstáculos precisamos evitar a falta de planejamento, a omissão, a mentira, o ódio, o papel de vítima e vários outros males que afligem as empresas e nós profissionais. A verdade e o respeito deve ser a palavra de ordem em nossa vida profissional e pessoal, porém, o que vem se observando são profissionais em posição de liderança e até liderados que devido falta de visão geral, ou até mesmo egocentrismo e esquecimento total do coletivo desenvolvem comunicações truncadas e processos faltando informações cruciais. Parece não perceberem que estão prejudicando o progresso organizacional e consequentemente o deles. A ação deste tipo de líder e de liderados tende a piorar cada vez mais, esquecendo que a verdade deverá prevalecer sempre e criar um ambiente organizacional favorável para atingir o objeto central que é uma boa rentabilidade com qualidade de vida e respeito mútuo. 

A verdade nas organizações é uma necessidade real e atual. Estamos tendo a oportunidade para refazermos vários caminhos, inclusive os que erramos, porém, parece que o egoísmo continua, mesmo com tudo que já passamos e continuamos a passar. Nós líderes e nós liderados, devemos ter consciência que para atingirmos eficiência e eficácia devemos ter além da vontade, ética, o suficiente respeito ao próximo para dar oportunidades para os participantes do processo em nível de igualdade. Não podemos querer funcionários leais e sinceros se nós enquanto líderes não seguimos este caminho, assim como não podemos como liderados, também, querermos líderes leais e sinceros se enquanto liderados não somos leais. O líder deve sempre dar o bom exemplo e saber de sua responsabilidade de modo claro. Como líderes somos espelhos. Precisamos conhecer, a cada momento, a finalidade de nossas funções e ações para podermos desenvolver um trabalho digno de parabéns e sucesso. Assim como sendo liderado precisamos contribuir para o sucesso organizacional. Não podemos continuar contratando mal, integrado mal, treinando mal, não sabendo dar feedback produtivos para alta performance, não capacitando e desenvolvendo da forma correta e querermos que os profissionais e as pessoas “adivinhem tudo” e ainda consigam ser grandes profissionais. E nós profissionais liderados não podemos deixar somente na mão da nossa organização nossa capacitação, desenvolvimento e busca de nossa competência.

Infelizmente a mentira ou omissão da verdade, algumas vezes, tem prevalecido em algumas de nossas empresas e agora, infelizmente se vê sendo estendido à nossa vida particular como um resultado catastrófico. Estamos em um momento de uma excessiva busca de direitos e um excessivo esquecimento de deveres, um real contrassenso. Não podemos ter somente direitos, devemos ter, também, deveres a cumprir. Necessitamos de transparência em tudo o que fazemos, pois assim, conseguiremos participar de modo ativo e decisivo para o progresso real e oportuno das organizações e das pessoas. A boa qualidade nos serviços prestados pelas organizações será um fato real a partir do momento que se assumir a devida responsabilidade, errar menos nas contratações, realizar a devida integração, treinar quando necessário, capacitar e desenvolver sempre e buscar trabalhar com a verdade e transparência no que se está realizando. E nós liderados também, não podemos desviar de nossos deveres e precisamos pensar e trabalhar para o sucesso de nossa organização.

Certamente a verdade deve prevalecer com a transparência e a objetividade da comunicação interna e externa das organizações, fazendo com isso que a eficiência e a eficácia sejam uma realidade atingível não devendo esquecer que a busca da perfeição é possível, mas sem a verdade necessária para entendermos o que precisamos fazer será uma utopia, uma irrealidade sempre. Somente à vontade de vencer não é suficiente, precisamos agir de modo estrategicamente, planejado, sem omissões e mentiras para taticamente atingirmos nossos objetivos e metas com qualidade e produtividade aceitável. As organizações precisam de profissionais íntegros para administrar e ser administrado dando o exemplo. Na verdade, procura-se líderes e liderados que se preocupem com as organizações e não somente com eles e o seu futuro. A Sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social devem ser observadas em todas as ações, pois poderemos assim participar de um modo ativo e produtivo em todos os momentos necessários para o progresso da empresa. Só conseguiremos acertar mais se conseguirmos observar, que líderes e liderados precisam estar trabalhando em harmonia de objetivos, o foco sempre será a melhor estratégia, desde que estejam juntos

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

E-mail: [email protected], [email protected]

Jornal do Commercio de 25.06.2024.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

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