A palavra equilíbrio nos traz à mente algo tranquilo, ponderado e estável. Podemos observar nas empresas e nas pessoas que tal equilíbrio na verdade não é praticado de modo intenso, estratégico e total. Há uma necessidade de se dedicar à profissão, à família, ao lazer, enfim ao dia a dia para podermos buscar voos mais altos. Isto se unindo com a necessidade de velocidade nas tomadas de decisões diárias nos traz uma sensação de que muito falta se fazer e que as horas passam mais rápido do que queremos e estamos trabalhado muito. Temos 8 horas para trabalhar durante o dia, mas no final, observamos que amanhã será mais estressante que hoje. Precisamos buscar o equilíbrio profissional e pessoal para podermos continuar empregados, dando a rentabilidade desejada à empresa de modo rápido e prático e conseguindo com isso planejar tempo para família, lazer etc. Precisamos, também, de prudência pessoal, pois assim poderemos renovar energia para aplicar no trabalho e fazer do trabalho algo prazeroso nos trazendo o equilíbrio mental e emocional ideal para se poder aumentar os lucros das organizações e até mesmo transformar momentos e histórias. Na verdade, precisamos nos reinventar.
Manter-se em equilíbrio diariamente é a exigência de tudo e de todos. Atravessamos momento de forte pressão, tensão e estresse em nosso trabalho, em nossa casa, em nosso lazer e em grande parte dos momentos de nossas vidas. Não precisamos ir muito longe de onde estamos para conhecer como trabalha uma pessoa estressada, mal-humorada, sem perspectivas de futuro. Precisamos buscar novos desafios a cada dia a fim de podermos ser útil e treinar a nossa visão frente às dificuldades diárias. Dedicar-se de corpo e alma em cada momento pode fazer a diferença. No trabalho e na vida pessoal precisamos nos concentrar a cada situação e fazer o que deve ser feito na hora certa. Não podemos atropelar os momentos. Se atropelarmos seremos iguais à grande maioria.
A velocidade em tudo que fazemos pode ajudar, mas, também, pode criar grandes complicações e prejuízos organizacionais. Temos que pensar estrategicamente em tudo que fazemos. Devemos estar preparados para trabalhar com velocidade, coerência e respeito aos próprios limites. Para isso precisamos inicialmente nos conhecer profundamente e buscar ultrapassar nossos limites e sermos positivamente diferentes, fazendo acontecer aquilo que todos achavam não ser possível de se realizar. A velocidade de ações equilibradas e bem planejadas pode proporcionar satisfação tanto pessoal quanto profissional para quem está realizando o processo. O sucesso está na forma como recebemos as pressões, absolvemos, tratamos e repassamos para os demais, pois isto é ser estratégico e diferente. Ser diferente é a grande necessidade atual das organizações. Precisamos nos conscientizar que realmente somos diferentes e consequentemente agiremos como somos.
O equilíbrio mental e emocional é hoje uma necessidade fundamental dentro da administração em todos os sentidos. As organizações buscam profissionais líderes, resilientes, proativos, empreendedores, todavia, a todos se exigem o controle emocional tanto para lidar com pessoas como para lidar com situações. Vemos aqui um momento em que empresas já se preocupam com a necessidade do equilíbrio humano, tentando administrar as diferenças em busca de um melhor desempenho fazendo com que as pessoas envolvidas percebam que tudo pode fazer a diferença, mas não se pode negar que a sensibilidade e o controle emocional do profissional são fatores decisivos para o mundo empresarial atual. Quem conseguir entender as pessoas conseguirá o equilíbrio devido para se administrar bem.
Não devemos esquecer que as pessoas em sua vida particular também buscam pessoas sensíveis e equilibradas emocionalmente para criarem amizades, parcerias e relacionamentos diversos. Assim podemos dizer que o equilíbrio é uma necessidade atual para todos nós em todos os sentidos. Certamente, ter equilíbrio é uma necessidade muito atual. Mais saber como equilibrar é o que diferencia um excelente profissional e pessoa dos demais. Saber equilibrar a vida profissional com a vida pessoal é uma das maiores evoluções que o ser humano pode realizar, pois assim, ele conseguirá com toda a certeza atingir seus objetivos sem entrar em momentos de grande estresse e desanimo. Podemos até mesmo optar pôr ser equilibrado ou desequilibrado, no entanto, devemos ser inteligentes para poder discernir o certo do errado nunca esquecendo que independentemente do local, se na empresa ou em casa, somos seres humanos donos de nossas próprias vontades, todavia, somos, também responsáveis pelo resultado, logo poderemos escolher em correr riscos calculados ou simplesmente caminhar para o abismo.
Vamos refletir sobre isto?
Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio Amazonas.
E-mail: [email protected], [email protected]
Jornal do Commercio de 29.10.2024.