23 de novembro de 2024

Erros na liderança: falhas que você pode evitar

Tenho dedicado atenção para falar o que fazer na sua liderança e gestão de pessoas, mas hoje é sobre falhas que você pode não cometer e claro como evita-las

Errar é humano, contudo, é preciso cuidado para eliminar todos os erros que pudermos para não ter que lidar com inevitáveis consequências.

Me refiro erros como falhas que pode cometer como líder e acabar prejudicando a equipe, você mesmo e muitas vezes o cumprimento das metas, além de todo entusiasmo e harmonia do time.

Algumas falhas podem causar efeitos drásticos, como perdas financeiras, distanciamento ou perda de clientes, credibilidade, desmotivação e tantos outros.

Relacionei alguns erros que como liderança você precisa ficar alerta, listando algumas dicas de como evitar:

1 – Sobrecarregar a equipe: buscar o maior retorno sobre o investimento da contratação faz parte da gestão, o problema é forçar demais e ter o efeito reverso. 

Para evitar, faça um planejamento da seleção, forças e fraquezas das pessoas, em quais competências e características a equipe se complementam, aprenda a delegar com direcionamento assertivo e acompanhamento, faça uma avaliação realista de prazos.

2 – Falta de reconhecimento: as pessoas não trabalham somente pelo dinheiro, por isto e por tantos outros motivos, depois do esforço se não há reconhecimento do trabalho bem feito, é natural que a pessoa fique desmotivada, reduzindo a participação e o engajamento, minimizando ideias para novos projetos, compartilhamento de novidades são reduzidos. 

Tenha sempre uma palavra de valorização, um elogio na “ponta da língua”, uma forma de reconhecer o que as pessoas entregam e como elas o fazem.

3 – Não ter controle emocional: é preciso inteligência emocional para liderar, inclusive para ver e entender a equipe como seres humanos e não máquinas. 

Alguns dos efeitos da ausência da gestão das emoções são o descontar a raiva nos colaboradores, perder a cabeça por conta de algum problema, faltar empatia para entender como lidar com todos em suas diferenças, não saber lidar com diversas situações e desafios.

Procure caminho de auto conhecimento e aprofundamento do reconhecimento das suas emoções e como lidar com elas para que tenha melhor relacionamento com você, com todos ao seu redor e com a carga do processo que todo líder tem.

4 – Não explorar talentos naturais da equipe: como as pessoas são diferentes, possuem características distintas e cada um tem mais facilidade em performar em certas atividades do que outros, procure focar tarefas por aptidões e interesses com sua equipe, identificado o que cada um tem mais naturalmente.

Nem sempre é possível, mas o empenho em reconhecer e mostrar para a equipe neste interesse já demonstra atenção e despertar o melhor em todos.

5 – Cair nos mitos sobre liderança: não é raro vermos empresas e profissionais que realmente acreditam neles, como: líderes já nascem líderes, a gerência é o mesmo que liderança, líderes não falham, não trabalhe duro, líder e cargo são a mesma coisa.

Internalize princípios da liderança como liderança na prática é vista com suas atitudes assertivas e como referência estará atento aos relacionamentos e resultados de maneira a deixar um legado positivo nas pessoas.

6 – Não buscar metas e resultados: um líder deve bater metas junto com a equipe, melhorando cada vez mais. O objetivo é levar a equipe a conquistar resultados cada vez melhores e de forma crescente. 

Pessoas competentes querem fazer parte de times de sucesso e de resultados. Não ignore o fato que seus indicadores batidos nem sempre revelam a sua liderança, mas certamente não atendidos mostram a ausência dela.

7 – Não se capacitar: acaba ficando para trás e como isto não consegue alcançar os resultados desejados, tornando uma bola de neve, se desmotivando e desmotivando a equipe. 

É fundamental que os líderes estejam em constante evolução em conhecimento e experiência, bem como em suas competências socioemocionais. Procure acompanhar as novidades do mercado, investir em cursos e palestras, ler livros, artigos e pesquisas de sua área de atuação, bem como aprender sistemas e tecnologias.

8 – Não capacitar a equipe: desenvolver o time é como investir na melhoria e impulsionamento dos resultados da empresa também, além de favorecer para vida das pessoas. É desta maneira que os colaboradores estarão mais aptos para uma performance de excelência.

Procure compartilhar todo o seu conhecimento da área, bem como demonstrar como venceu certos desafios com atitudes específicas. Promova momentos para que as pessoas possam transmitir para o time suas habilidades e troca de experiências. Invista em cursos que favorecem o aprimoramento técnico e comportamental de todos.

Certamente esta lista não cessa aqui. Por isto, na próxima semana vamos continuar este tema com pelo menos mais 8 falhas que somarão com estes tópicos e alertarão sobre o que evitar para que sua liderança seja composta de mais acertos do que erros.

Cintia Lima

Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional

@psi.cintialima

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470

Veja também

Pesquisar