Muito se fala sobre sucesso, mas há uma espécie de limitação imaginária que parte das pessoas: muitas associam sucesso apenas como riqueza ou conquista de bens materiais. No caso da liderança, muitos fazem vínculo do sucesso com o cargo, o poder, o status.
Você já parou para pensar que o sucesso pode ser de diversas formas?
As pessoas podem definir sucesso como: crescer na carreira profissional, ter bom status social, constituir uma família ou só viver bem a vida. A realidade de cada um é que vai definir o que é, de fato, o sucesso para ele.
No que tange a liderança, sucesso pode ser medido pelas relações positivas com as pessoas, pelos indicadores alcançados, pela harmonia entre os membros do time e sempre será avaliado como o amar a experiência de deixar um legado na vida de outros.
O primeiro degrau já é ter clareza do que é ter sucesso na sua liderança para que metas crucialmente importantes sejam definidas. Qual escada vale a pena subir?
Claro que por sermos seres individuais que carregam particularidades, histórias, ambições e desejos diferentes, o que faz sentido para o outro nem sempre fará sentido para você. Portanto, é preciso analisar e pensar quais são os seus conceitos de sucesso, o que move seu coração a querer e buscar alcançar os objetivos. Quais são os seus valores inegociáveis para alcançá-lo, aquilo que te move de manhã e faz com que seu coração encha de esperança em conquistar.
Às vezes o seu sucesso já está acontecendo, ele é tudo aquilo que você pediu lá atrás e você ainda não conseguiu observar que o conquistou. A receita mesmo é ter um coração grato e que acredita, aquele coração que acredita na capacidade própria e individual de chegar ao topo, o único topo que realmente importa: o da sua vida.
Este degrau, refere-se também sobre aproveitar a subida. Alcançar o topo da escada é um propósito, mas a cada degrau comemore a direção, comemore o esforço do nível alcançado, comemore a velocidade atingida. COMEMORE!
“Seu tempo é limitado, então não perca tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma –que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.”
Steve Jobs
Quem sobe com você? Olhe ao seu redor e as pessoas que o rodeiam, perceba quais são as características e comportamentos dela que você recusa e aprova. Agora, olhe para você, olhe para a sua história e questione-se quais comportamentos tem também replicado dessas pessoas. Por fim, olhe para aqueles que chegaram onde você quer chegar e mais uma vez questione-se sobre as características, dessa você vai acrescentar duas perguntas: O que eles fizeram para chegar onde você almeja? O que eles deixaram para trás para alcançá-lo?
Muitas vezes as pessoas almejam uma vida próspera, seja financeira, familiar ou em outro âmbito, mas os comportamentos delas são contrários ao que elas querem. Dizer e agir são dois abismos que separam aquilo que você quer.
Quando você diz que quer conquistar, mas não se move, no fundo, você não quer. A sua ação em prol dos seus planos é mais baixa que a sua vontade. Preguiça. Desânimo. Desatenção. Indisciplina. Falta de rotina. Objetivo turvo.
Na escada dos líderes de sucesso, o esforço, o empenho, o foco, a disciplina, o planejamento e organização são degraus conhecidos. Diante disso, pergunte a si mesmo: O que tem te impedido de conquistar o que quer? O que faz seu coração pulsar? O que te deixa estagnado? Faça questionamentos reais diante da sua circunstância real para obter uma resposta clara de qual caminho percorrer.
Quando vivemos a vida do outro ou a vida que os outros querem que vivamos, vamos anulando nossos sonhos e minando as nossas forças para alcançar o que queremos. Líderes de sucesso sobem a SUA escada, escalam as SUAS montanhas, sonham os SEUS sonhos.
Todos aqueles que chegaram ao topo têm características muito comuns: Um propósito próprio e de propósito fazem o que precisa ser feito com disciplina mesmo em dias não tão entusiasmados.
O que os grandes empreendedores e cases de sucesso têm a nos ensinar?
Eles nos ensinam, sobretudo, uma virtude que nos falta no dia de hoje: a perseverança. A perseverança não é uma ideia que você vai seguir sem pensar nas consequências, pelo contrário, é um meio que te faz chegar onde quer porque sabe que pode, organizando tudo o que pode e se dedicando bem e ao máximo em cada mínimo detalhe.
Se pessoas comuns conseguiram chegar ao topo e fazer o seu nome ecoar a ponto de ser o mais pronunciado entre as pessoas de todo o mundo, eu tenho uma notícia: você também consegue!