Experimente o Metaverso no Smart City Day

Em: 21 de junho de 2022

A transformação digital já é uma realidade no exterior, com investimentos fortes no Metaverso. Este artigo conceitua o Metaverso, apresenta alguns autores, aplicações, investimentos, bem como o(a) convida a ter uma experiência gratuita internacional neste ambiente por meio do Smart City Day.

O termo Metaverso é uma junção do Grego Meta (Além) com o Latim Universum, significando “Além do Universo”. Foi citado pela primeira vez, em 1992, pelo autor Neal Stephenson por meio do livro Snow Crash <https://bit.ly/3Qvi7MO>,  obra de ficção científica que narra a história do Hiro, personagem que na vida real entregava pizza, mas que no ambiente do Metaverso era um príncipe guerreiro. 

Após 19 anos, o tema aparece no Ready Player One (O Jogador No 1), o primeiro livro <https://amzn.to/39zxGT3> lançado pelo romancista Erneste Cline, em 2011, com o personagem Wade Watts e seu Avatar, Parzival, em 2045, se aventurando no OASIS (Ontologically Anthropocentric Sensory Immersive Simulation), um videogame de realidade virtual que ajudava as pessoas a fugirem de um mundo com crise energética, pobreza e destruição. Mais tarde, em 2018, esta obra prima ganha as telas do cinema, sob a direção de Spielberg <https://bit.ly/3xGnBeO>, sendo na época campeão de bilheteria nacional durante a estreia, desde Indiana Jones 4.

Do ponto de vista científico e acadêmico, segundo a plataforma Dimensions <https://bit.ly/3tMIILD>, pelo menos 4539 publicações já foram feitas envolvendo o tema, o qual ganhou impulso a partir de 2020 com a chegada da pandemia, com 204 publicações registradas naquele ano, 463 em 2021 e 1096 até o momento de 2022. Em termos de categoria de pesquisa, maioria (1611) das publicações está ligada a Ciência da Informação e Computação, seguido por Inteligência Artificial e Processamento de Imagem (928), Sistema de Informação (800), Linguagem, Comunicação e Cultura (422) e Educação (409). 

Para a Dimensions, alguns pesquisadores destaques sobre o tema são Dr. Elif E Ayiter, Dr. Hideyuki Kanematsu, Dr. Nobuyuki Ogawa, Dr. Yoshimi Fukumura, e uma pesquisadora que atua nos EUA, Dra Dana M Barry.

Em termos de liderança empresarial, abaixo elenco quatro que estão entre os dez mais influentes, segundo a Revista Blockchain <https://bit.ly/3y2w2Tb>:

a) Neal Stepheson, não somente pela publicação do seu livro de ficção científica Snow Crash, mas por reflexões nos campos da Matemática, da Criptografia, da Filosofia, e História da Ciência;

b) David Baszucki, o Fundador e CEO do Roblox <https://corp.roblox.com/people/>. Desde 2004 tem trabalhado para trazer a indústria dos jogos para o Metaverso, bem como para criar experiências imersivas com jogos. E neste link <https://www.demandsage.com/how-many-people-play-roblox/> o leitor conhece estatísticas atualizadas sobre essa empresa;

c) Jensen Huang, o Fundador e CEO da NVIDIA Corporation <https://nvidianews.nvidia.com/bios>, o qual por meio do Metaverso criou o NVIDIA Omniverse, uma plataforma aberta em nuvem que torna mais fácil os colaboradores trabalharem em tempo real. Esta empresa está se tornando popular por desenvolver soluções em ambiente virtuais para apoiar artistas, bem como criadores de conteúdos.

d) Matthew Ball <https://www.matthewball.vc/> que em parceria com executivos de empresas aliadas lançou The Roundhill Ball Metaverse ETF, que pode ser encontrado na Bolsa de valores de NY <$METV https://bit.ly/3tFJcTJ>, permitindo  investir em empresas que estão transformando o Metaverso, ou que desejam apostar nesse segmento de negócio.

Em termos de Mercado, uma pesquisa publicada no final de 2021, pela Bloomberg Intelligence <https://bloom.bg/3Qyx5BK> estimou a oportunidade de receita global do Metaverso até 2024 em US$ 800 bilhões, contra cerca de US$ 500 bilhões arrecadados em 2020. Entre os ramos de negócios estão: 1) desenvolvimento de jogos tendo como destaques as empresas Roblox,  Epic Games, Microsoft, Activision Blizzard, Electronic Arts, Nexom, etc; 2) Fornecedores de Software de Design: Adobe, Autodesk, Ansys, Unity, Epic Games; 3) Redes Sociais: Facebook, Tencent, etc; 4) Desenvolvimento de Hardware para Jogos, Realidade Aumentada, Realidade Virtual: Lenovo, HP, Acer, Valve, etc; 5) Desenvolvimento de Entretenimento ao vivo: Live Nation, Theme Parks e Sport Teams.

Por exemplo, a Meta já investiu US$ 10 bilhões em laboratórios envolvendo o Metaverso, e deseja criar 10 mil empregos na UE nos próximos cinco anos <https://reut.rs/3y2x8OZ>. Em abril de 2021, a Epic Game levantou US$ 1 bilhão para acelerar sua visão de longo prazo para o Metaverso <https://bit.ly/3OlbQkQ>. 

No setor de serviço, o Metaverso se mostra promissor para eventos, entretenimento, vendas, educação e pesquisa. 

Por exemplo, em 2019, cerca de 10,7 milhões de pessoas assistiram o Concerto do Fortnite Marshmello <https://bit.ly/3mY9DQD>. E Empresas da Disney estão desenvolvendo um parque temático no Metaverso. No final do ano passado eles aprovaram a patente do Virtual-World Simulator <https://bit.ly/3y2GKsX>, cuja tecnologia poderá projetar imagens em 3D e efeitos virtuais em espaços físicos. Em Atlanta (EUA), a EON Reality está investindo US$ 11,8 milhões na Clark Atlanta University, para estabelecer um Hub de Conhecimento baseado no Metaverso <https://bit.ly/3y0s8uc>.

Em relação aos países e cidades que estão na frente em relação ao Metaverso, diria que a Coreia do Sul é um dos líderes, como resultado de políticas e investimentos em Transformação Digital Industrial <https://bit.ly/3MZ41QV>, 5G <https://bit.ly/3G7Qapl> e Cidades Inteligentes. Por exemplo, o Governo Nacional anunciou este ano que irá investir US$ 182 milhões para criar um Ecossistema Nacional do Metaverso <https://bit.ly/3n1f01u>. Já a capital do país, Seul, anunciou em nov/21, investimento para criar a Plataforma “Seul Metaverso” como parte do plano do Prefeito Oh Se-Hoon, de até 2030, transformar Seul em uma cidade emocional do futuro <https://bit.ly/3tK2rv8>. Outras regiões são Barbados com sua Embaixada em Metaverso <https://bit.ly/3xC2avE>, Santa Mônica (EUA) que em parceria com a FlickPlay <https://bit.ly/3zQOlfs> irá se transformar na primeira cidade a ter um distrito de varejo.

Finalmente, convido-o(a) a participar do Smart City Day, que realizado hoje (22/06) em ambiente do Metaverso, nele pode-se assistir palestras, interagir, fazer negócios, conhecer empresas, pessoas e boas práticas de Cidade Inteligente. Acesse este site <https://bit.ly/3MXQKYI>, crie sua conta, seu avatar e se divirta, espero encontrá-lo(a) por lá.

Jonas Gomes

Prof. Dr. Jonas Gomes da Silva - Professor Associado do Dep. de Engenharia de Produção com Pós Doutorado iniciado no ano de 2020 em Inovação pela Escola de Negócios da Universidade de Manchester. E-mail: [email protected].
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