Aparentemente o título desse artigo soa estranho. Filosofia é filosofia em qualquer parte do mundo. Não existe essa de “filosofia do Amazonas”, “filosofia de Manaus”, etc., o que existe são formas específicas de filosofar. E são muitos os tipos e os modos de filosofar.
A filosofia é rica e bela por isso, porque apresenta um leque muito grande de possibilidades. É incrível como a filosofia é democrática. Ela aceita e respeita toda forma de pensamento alargado. O que ela não aceita e nem tolera é o preconceito, à discriminação, à injustiça.
Na História da Filosofia são muitos os filósofos e muitas são as teorias, as correntes filosóficas. Sem medo de errar, eu digo: atualmente existe uma filosofia e um filósofo para cada pessoa que existe no Planeta.
E você conhece os filósofos e as filósofas do Amazonas? Sabe se eles existem? O que fazem? Onde trabalham? Com o objetivo de identificá-los e divulgar suas biografias, publicaremos aqui, nas próximas semanas, uma série de artigos sobre o tema, isto porque, dia 16, é o Dia do Filósofo.
Dentre os nossos anos de estudo e pesquisa na área da filosofia, podemos dizer que para os filósofos, encontrar o sentido e o significado da vida é saber viver e escrever suas ações no mundo, enfim, é antes de tudo, conhecer a si mesmo, o outro e o mundo que o cerca e interagir com ele.
Por isso, a primeira tarefa da filosofia é o autoconhecimento. Sócrates dizia: “Conhece-te a ti mesmo”. A proposta aqui é que o filósofo e a filósofa respondam quem é ele ou quem é ela. Em outras palavras, a tarefa primeira da filosofia é ver o que é essencial da vida, o que é mais importante, mas significativo.
Assim é que a filosofia existe em cada lugar, em cada cultura, em cada pessoa, desde o século IV antes da nossa era. A filosofia existe para tornar a vida humana mais alegre, significativa. As lições da filosofia transcendem a pura materialidade da vida, mas para isso é necessário conhecê-la.
Você conhece a filosofia? Conhece os filósofos? Não? Que tal começar pelos nossos filósofos, os filósofos e as filosofas do Amazonas! Ah! Outra observação. Muitos falam de “filosofia disso”, “filosofia daquilo”, mas esquece-se de que a filosofia é uma forma de pensamento que subverte a ordem estabelecida, é ir além das amarradas do consenso.
Por outro lado, a filósofa brasileira Marilena Chauí escreveu no seu famoso livro “Convite à Filosofia” que: “A filosofia é a arte do bem viver”. Dessa forma, quem filosofa vive bem. Não aceita qualquer pensamento, ideologia, sem antes passar pelo crivo da crítica e de todas as suas implicações.
Por fim, podemos dizer que o ser humano, além dos nutrientes necessários para manter-se vivo, necessita também de filosofia. O que isso quer dizer? Que a filosofia é o alimento da alma humana. Quem não tem filosofia na vida não vive, apenas sobrevive e sobreviver não é o nosso objetivo, o nosso destino final é viver bem, feliz e em paz. Viva a filosofia, viva os filósofos e as filósofas do Amazonas!