O grande diferencial que devemos ter para o mercado atual é gostar de pessoas e saber administrar e influenciar a fim de que todos realizarem suas tarefas de modo produtivo e com a mesma sensação de quando somos voluntários dentro das organizações. Saber elogiar e penalizar no momento certo faz do gestor de pessoas um profissional que sabe lidar com as adversidades dos momentos vividos. Hoje se fala muito em equilíbrio emocional e até sabemos da necessidade disto, todavia, o desequilíbrio emocional nas relações é uma realidade que cria o nosso famoso estresse. Este mal do século ocorre devido à urgência de resolver os assuntos e processos criando uma grande necessidade que teoricamente podemos resolver de imediato, mas, na prática, é bastante diferente. Devemos aprender a lidar com pessoas para poder lidar com situações e criar relacionamentos duradouros e resultados positivos.
Precisamos ter o cuidado quando do elogio ou quando da penalidade. Podemos elogiar alguém e este ficar extremamente chateado pelo modo como foi conduzido o processo ou até mesmo pelo momento escolhido. Também podemos penalizar e a pessoa agradecer e ainda informar que realmente merecia tal ato. Nas duas situações o sucesso virá dependendo de como teremos a sensibilidade de realizar todo o processo. Todavia, o que vemos são as organizações cada vez menos sensíveis às pessoas criando barreiras maiores entre capital e trabalho (patrão e empregado) dificultando consideravelmente a ideal gestão de pessoas. As lideranças das organizações atuais esquecem de agradecer e elogiar os funcionários, quase sempre, achando que tudo bem feito é uma obrigação, porém, quando do desvio ou erro acham necessário penalizar e algumas vezes penalizando em locais e momentos não apropriados.
Administrar bem os momentos organizacionais e as pessoas é saber que o sucesso virá como resultado final. Não podemos imaginar que as pessoas farão tudo certo e do modo solicitado. Como bons profissionais devemos saber da necessidade da presença de um verdadeiro líder gestor dentro das organizações para conduzir o processo que transformará dificuldades em facilidades, buscando o equilíbrio emocional, inicialmente o seu, e após, os de seus liderados. O desequilíbrio emocional pode criar inúmeras situações desnecessárias e prejudiciais à organização a partir do momento que não é administrado devidamente causa sérios transtornos, muitas vezes, irreparáveis devido à falta de controle pelo simples motivo de não possuírem a prática necessária colaborando com a criação de situações amadoras em um mercado profissional.
Devemos treinar e nos capacitar no ato de elogiar. Não devemos e nem podemos esquecer de que as pessoas são diferentes e precisam ser tratadas de modo personalizado. Já penalizar aparentemente não precisamos treinar e sim precisamos aprender como aplicar a penalidade que trará benefícios futuros para todos os envolvidos no processo. Administrar pessoas é, também, administrar momentos. Certamente, a partir do momento que aprendermos a elogiar e penalizar de modo coerente e correto no momento apropriado teremos colaboradores satisfeitos em nossa organização e assim ficará mais fácil gerenciar e liderar pessoas, momentos, processos, estruturas e emoções.
Vamos refletir sobre isto?
Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Diretor de Educação da ABRH, Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
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Jornal do Commercio de 13.06.2023.