Pesquisar
Close this search box.

Gostar do que faz, caminho para o sucesso

Na carreira profissional muitos desafios sempre existirão, todavia, precisamos estar preparados tecnicamente e acima de tudo devemos gostar daquilo que nos propomos a realizar.  Em um momento em que a velocidade de informação e a comunicação clara fazem parte do cotidiano e das necessidades nas organizações, não podemos esquecer jamais de que devemos buscar o melhor e maior entendimento dos fatos em tempo real. Não podemos deixar para depois. É necessário sempre trabalhar as causas dos eventos para podermos disponibilizar às organizações consequências positivas em todos os processos buscando melhoria financeira para a empresa e para nós funcionários/colaboradores. 

Na teoria é bem mais fácil chegar ao sucesso, porém, na prática vemos outra realidade. Normalmente se trabalha as consequências e assim é tirado o foco da causa e vários problemas aparecem e crescem no decorrer da gestão nas empresas de modo exponencial criando um desgaste desnecessário e contínuo para funcionário e empresa. Assim, caso não gostarmos daquilo que fazemos a dificuldade estará instalada e será bem maior o peso do fardo que iremos ou estivermos carregando.

Já é fato que o erro faz parte das tentativas realizadas pelas organizações, porém, podemos diminuir consideravelmente e buscar o progresso financeiro acertando mais, entendendo e observando melhor os acontecimentos, tendo a visão global de todo o processo. Para isso torna-se necessário um entendimento e o nosso envolvimento maior dentro de todo o processo organizacional, pois, o sucesso somente ocorre quando gostamos e estamos envolvidos na busca do melhor.

Devido à necessidade de velocidade em tudo que é feito em uma organização, a busca da perfeição está aumentando e mesmo assim os erros crescem em percentuais significativos. A proatividade e o gostar do que faz é uma necessidade e já faz parte do novo perfil profissional buscado/procurado pelas empresas. Para entendermos por que isso ocorre é necessária uma visão global inicialmente e uma visão focada/específica posteriormente a fim de conseguirmos nos posicionar adequadamente dentro da nova realidade do mercado de trabalho. 

Vários problemas atingem as organizações na atualidade e se buscarmos as causas dos problemas estaremos sempre observando que a contratação dos profissionais para as organizações é fator fundamental e acertar na escolha será o grande diferencial entre as empresas com sucesso. Não podemos imaginar que uma admissão é apenas o preenchimento de uma vaga. Além da experiência, o talento e o gostar fazem a diferença. Nós somos os responsáveis pelo nosso sucesso ou nosso fracasso. Não podemos culpar ninguém por isso a não ser nós mesmos.

As empresas, hoje, buscam acertar mais nas contratações. Elas já sabem da necessidade deste acerto para o médio e longo prazo. O perfil profissional bem elaborado e uma empresa especializada no assunto de recrutamento e seleção e uma busca constante é um grande diferencial para uma excelente contratação.  A utilização de consultoria especializada em recursos humanos para contratações, integração, treinamento, capacitação e acompanhamento dos contratados na organização pode auxiliar consideravelmente e com certeza conclui o sucesso do profissional e da organização dentro do contexto existente. Porém, somente isso não garante o sucesso, precisamos nos envolver ao ponto de, caso ainda não gostarmos do que fazemos, aprendermos a gostar. Isto mesmo aprendermos a gostar daquilo que precisamos fazer na organização que nos deu a oportunidade de trabalho.  

Certamente se estivermos preparados e gostarmos de trabalhar na função escolhida estaremos evitando problemas e transtornos para as organizações e para nós mesmos, trabalharemos sempre nas causas dos problemas e melhoraremos o faturamento, a rentabilidade, as projeções positivas no mercado. Conseguiremos, assim, ser um profissional respeitado na área que atuamos, cobiçado pelo mercado, enfim, acertaremos mais, cresceremos mais e seremos um verdadeiro sucesso profissional e pessoal.

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Diretor de Educação da ABRH, Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital, Coordenador de MBA Executivo, Coordenador da Pós Graduação e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

E-mail: [email protected], [email protected]

Jornal do Commercio de 27.12.2022.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar