Pesquisar
Close this search box.

Japão quer ser uma Sociedade 5.0, centrada nas pessoas

Com apoio do Ministério de Relações Exteriores (MOFA) do Japão e do Consulado Geral do Japão em Manaus, no dia 17/10/22, na sala 304 do MOFA, tive o privilégio de dialogar com o Sr. Hioki e Sr. Watanabe, colaboradores da Secretaria de Políticas para a C&T&I, do Gabinete Oficial, sobre como o Japão está trabalhando para se tornar uma Sociedade 5.0 e este artigo compartilha as principais informações sobre o assunto.

O(a) nobre leitor (a) alguma vez já imaginou uma nação funcionando como uma Super Sociedade Inteligente? Uma Sociedade sustentável, com um sistema socioeconômico inclusivo, alimentado por tecnologias digitais como o Big Data, IA, IoT, Gêmeos Digitais, acompanhadas por Veículos Autônomos, Robôs etc., alcançando alta convergência entre o espaço cibernético e o espaço físico? 

Pois então, é o Japão, e o conceito de Sociedade 5.0 foi rascunhado em 2015 no 5º Plano Básico de C&T, pelo Conselho para C&T&I, e aprovado pelo Gabinete em janeiro de 2016. 

Segundo os elaboradores do Plano, há diferentes estágios da Sociedade Humana, a Sociedade 1.0 foi composta por grupos de caça e de coleta em coexistência com a natureza, a Sociedade 2.0 passou a ser caracterizada pelas comunidades agrárias, grupos organizados em torno da terra, agricultura, desenvolvendo técnicas de irrigações, contribuindo para o surgimento das vilas, cidades, nações. Em seguida surge a Sociedade 3.0 que promoveu a Revolução Industrial, tornando a produção de massa possível, e com o advento da internet, invenção de computadores e melhorias nas estruturas de TI, nasce a Sociedade 4.0, baseada na Informação, agregando valor, conectando ativos intangíveis como redes informativas. Nesta evolução, uma Sociedade 5.0 seria aquela centralizada na prosperidade das pessoas, que aprendeu a balancear os avanços econômicos com a solução de problemas sociais por meio de sistemas capazes de integrar espaços físicos e cibernéticos.

Basicamente, o Plano foi organizado em sete capítulos, a saber:

Capítulo 1: Conceitos Básicos

  1. Reconhecimento da situação atual
  2. Reflexão sobre resultados e desafios dos planos de C&T nos últimos 20 anos
  3. Relembra os objetivos nacionais
  4. Aponta os princípios básicos

Capítulo 2: Novos Valores para Desenvolver o Futuro das Indústrias e a Transformação Social

2.1 Promover P&D e RH

2.2 Realizar a Sociedade 5.0 (Super Inteligente)

2.3 Melhorar a competitividade e consolidar as tecnologias fundamentais da Sociedade 5.0

Capítulo 3: Endereçamento dos Desafios Econômicos e Sociais

Capítulo 4: Reforço dos Fundamentos para a CTI

4.1 Desenvolver Recursos Humanos de alta qualidade

4.2 Promover Excelência na Criação do Conhecimento

4.3 Fortalecer a Reforma de Refinanciamentos

Capítulo 5: Estabelecimento do Ciclo Virtuoso para a Inovação

5.1 Melhorar Mecanismos para Promover a Inovação Aberta

5.1 Aprimorar a Criação de MPEs e Start Ups para aproveitar novas oportunidades de negócios

5.2 Fazer uso Estratégico da P.I. e da Padronização

5.3 Revisar e Melhorar o Ambiente Regulatório para a Inovação

5.4 Desenvolver Sistemas de Inovação que contribuam para a Revitalização Regional

5.5 Cultivar Oportunidades para Geração de Inovação

Capítulo 6: Relacionamento entre C&T&I e Sociedade

Capítulo 7: Melhoria da Capacidade para Promover a C&T&I

O Plano ocorreu entre fev./16 e fev./20, sendo que atualmente o conceito Sociedade 5.0 aparece mais forte no 6º Plano, com final previsto em fev./25. De um modo geral, estes dois planos têm contribuído para:

1) O lançamento do Guia Nacional sobre Cidades Inteligentes, contendo conceitos, importância, princípios, como proceder para iniciar uma Cidade Inteligente; como superar os obstáculos, sustentabilidade financeira etc.

2) o apoio a Criação de Cem Cidades Inteligentes; 

3) o lançamento da Agência Digital para acelerar a Sociedade Digital e a digitalização dos serviços públicos; 

4) a atualização da Lei Nacional sobre C&T&I; 

5) o lançamento da Estratégia Nacional de IA contendo objetivos estratégicos para os RH, Competitividade Industrial, Sistemas Tecnológicos, Cooperação Internacional e Enfrentamento de Crises Iminentes.

6) o lançamento do Programa de P&D Moonshot com oito objetivos que vão desde Superação de Limitações Físicas do Corpo, Mente até Resfriamento e Limpeza da Terra.

7) o aumento do acesso da população ao 5G, com meta de até fev./23, essa tecnologia cobrir 98% do país;

8) 325 cidades trabalhando rumo ao zero carbono;

9) preparar o país para demostrar várias Soluções da Sociedade 5.0 na World Expo 2025 Osaka.

Para ter ideia, eis algumas soluções almejadas:

Em mobilidade: a) realizar movimentos sem congestionamento e reduzir acidentes com veículos autônomos; b) facilitar a locomoção das pessoas combinando carros compartilhados e veículos públicos; c) permitir que idosos e pessoas com limitações possam se movimentar com seus próprios esforços por meio de carros de rodas auto dirigíveis;

Na Saúde: d) promover vida saudável e a detecção precoce de doenças por meio de exames de saúde automáticos e em tempo real; e) uso de robôs para reduzir a carga local da assistência médica e dos cuidados hospitalares, etc;

Na Manufatura: f) utilizar robôs e IA para coordenar plantas fabris, visando tornar a produção mais eficiente, econômica; g) tornar a distribuição mais rápida por meio de transportes cooperativos entre os setores, frotas de caminhões, etc; h) permitir que os clientes e consumidores obtenham mercadores mais econômicas e com entregas no prazo, de acordo com suas necessidades;

Em Energia: i) fornecer energia estável por meios energéticos desenvolvidos a partir de previsões precisas, tanto em relação a demanda quanto aos fatores meteorológicos; j) alcançar produção local para consumo fazendo uso de Veículos Elétricos e Produção de Hidrogênio, etc.

Finalmente, os formuladores dessas políticas frisam que trabalham para que a Sociedade 5.0 seja centrada nas pessoas, e não controlada e monitorada pela IA ou Robôs, então quando conseguirem, será um grande avanço para a humanidade.

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar