17 de outubro de 2024

Jornal do Commercio, uma Universidade do Saber e da Notícia

Não podemos mais apenas ser bons, precisamos ser ótimos em tudo o que fazemos e ainda contaminar as pessoas a nossa volta com alegria, entusiasmo, otimismo, energia positiva, vontade de vencer e acima de tudo atitude e determinação planejada. Precisamos ser inicialmente generalista com visão global para em seguida nos tornarmos específicos e com flexibilidade alternar sempre que for necessário. O Jornal do Commercio faz isso com maestria a muito tempo. Com a comunicação desenvolvida para informar seus leitores o Jornal do Commercio nos dá mais facilidade de entender, agir e resolver qualquer situações que seja necessário com um foco produtivo conseguindo conciliar inclusive qualidade e produtividade em nossas ações criando um comportamento organizacional que vê os desafios como parte integrante do sucesso. O Amazonas é um privilegiado por ter viva está Universidade do Saber e da Notícia. 

A visão global de tudo o que devemos fazer e a visão especifica, dada pelas informações verdadeiras e distribuídas pelo jornal do Commercio, nos traz a comodidade de perceber algo que poderá dificultar um trabalho especifico em nosso mercado antecipadamente. A existência do Jornal do Commercio realmente faz uma grande diferença para as empresas e para o mercado. 

A especialização é necessária, todavia, não podemos imaginar que apenas devemos fazer nossa parte. Precisamos ter a consciência visionária de como podemos com nossos atos individuais e específicos ajudar ou atrapalhar em um processo. Assim sendo, poderemos nos planejar e conseguir fazer a diferença frente aos nossos concorrentes e ao mercado como um todo melhorando significativamente, dia após dia, a qualidade junto com a rentabilidade tão perseguida nos dias de hoje por qualquer tipo de organização, e é com informação que fazemos isso. 

O comportamento organizacional necessita de melhorias para satisfazer o mercado de modo pleno. Em alguns momentos percebo que as organizações estão, a cada dia, perdendo sua essência de moral, ética e princípios básicos de direitos em todos os campos devido à busca, a qualquer custo, de lucros instantâneos. As empresas precisam se planejam a longo e médio prazo atuando em curto prazo de modo estratégico, não se pode deixar um vácuo entre planejar, administrar e realizar. Neste sentido O Jornal do Commercio continua a ser um exemplo de continuidade e planejamento a longo prazo atuando de modo estratégico o curto prazo. 

A necessidade de um bom relacionamento interpessoal, hoje, é fato. Nas organizações este relacionamento tem como resultado o sucesso ou o fracasso. Tudo nos leva a crer que dificuldades sempre existirão, mas, podemos fazer muito para evitarmos grandes transtornos e prejuízos e a chave para a abertura de todas as portas facilitadoras é uma boa comunicação interna e externa e aprendermos com os melhores exemplos (o Jornal do Commercio é um deles). Precisamos nos conscientizar que a transparência nas ações deve ser uma pratica constante. Caso isso ocorra, teremos motivos suficientes para iniciarmos um novo projeto ou desafio e caso contrário, necessitaremos planejar novamente, agir e prosseguir. 

Certamente, a complexidade sempre fará parte da vida organizacional. Podemos trabalhar a flexibilidade para buscar o equilíbrio, a gestão das pessoas para ir mais além, a visão global para melhor planejar, a qualidade com produtividade para satisfazer os investidores e o mercado consumidor, o comportamento organizacional para buscar a melhor convivência e responsabilidade social, a característica individual das pessoas envolvidas para melhorar os relacionamentos interpessoais e organizacionais e a comunicação interna e externa a fim de falarmos a mesma língua na mesma organização, mas, tudo isso somente poderá ser realizado sem grandes transtornos e mudanças profundas caso os gestores responsáveis por estas mudanças, primeiro percebam e sigam os bons exemplos utilizando o benchmarking que neste caso é o Jornal do Commercio e que sejam humilde o suficiente para entenderem que o que as empresas querem lucro, mas também, querem continuar no mercado com grandes profissionais preparados para um crescimento contínuo e duradouro dando importância inicialmente para as pessoas e somente após aos processos, portanto o desafio é grande, mas alcançável. O Jornal do Commercio faz isso a muito tempo e nos mostra como sobreviver em um ambiente altamente competitivo. Assim destaco que o Amazonas é um privilegiado por ter viva está universidade do saber e da notícia chamado Jornal do Commercio. 

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

Veja também

Pesquisar