Pesquisar
Close this search box.

Lágrimas inesquecíveis

As lágrimas simbolizam a expressão de maior emoção entre os relacionamentos. Elas revelam um momento de alegria ou  dor.  O  esporte é marcado por dois lados: os vencidos e os vencedores. Nas modalidades  individuais como o boxe, tênis, atletismo…As derrotas são solitárias.  Já no  coletivo – vôlei, futebol, basquete – os vencidos amargam um sentimento de dor compartilhado com seus companheiros de equipe, às vezes  em desespero os atletas abandonam o cenário , desacreditando no resultado – carregarão a amarga lembrança por muitos anos. 

Os jogadores da seleção brasileira deixaram a Copa do Mundo no Catar com tristeza no coração. Eles nunca imaginaram que seriam derrotados pela Croácia. Algumas pessoas levantaram hipóteses absurdas como a de que houve uma punição divina, porém é absurdo falar em castigo porque todos os jogadores tinham consciência  de suas habilidades em campo…Eles lutaram muito, mas ninguém supera o que estava escrito. O que não se admite foi a atitude do técnico da seleção ao ignorar os sentimentos do povo brasileiro, abandonando sua equipe no campo e fugindo dos questionamentos. 

Por outro lado, Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da seleção portuguesa, disputou sua última Copa do Mundo. Ele  saiu do campo com  lágrimas pela   eliminação, pois todos sabiam do favoritismo de Portugal sobre Marrocos. Ronaldo  marcou gols nas cinco copas em que participou, defendeu seu país em 196 jogos. CR7 chorou o dobro do que alguns jogadores brasileiros choraram, o motivo maior foi  que guardou suas reservas para para jogar sua última Copa do Mundo, porque com  37 anos não reunirá mais energia e velocidade, marcas que o consagraram. Não se despediu em silêncio porque  portugueses e marroquinos souberam propiciar um  ambiente de festa para um dos maiores jogadores de todos os tempos. Deixa a todos um exemplo de luta, digna de reconhecimento pelos amantes do futebol arte, objetivo e persistente. Especialmente, para CR7  a derrota não existe porque ele é um  vencedor na vida e nos campos de futebol.

Os jogadores da seleção retornaram às suas equipes, enquanto isso o povo, sofrerá mais quatro anos. Muitos torcedores desse imenso Brasil “rogaram praga” ao Tite – ele bem que merece, pois foi um covarde não restando a menor dúvida!

Manaus/AM,  13 de dezembro de 2022.

JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE

Ex- Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 – OAB/AM 

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar