17 de outubro de 2024

Marcelo Pereira – preparadíssimo para a Suframa continuar fortalecendo a ZFM

Por Juarez Baldoino da Costa (*)

Ter competência técnica na Suframa fortalece a ZFM que por sua vez melhora os resultados econômicos e sociais que ela produz.

Politicamente, os bons resultados se convertem diretamente em créditos para o Poder Executivo.

A Revista PIM – Amazônia (www.pimamazonia.com.br) em sua edição 155, na versão Especial de 28/02/2023, trouxe matérias relevantes sobre a aniversariante da data, a ZFM – Zona Franca de Manaus, sua especialidade, e entre elas, a entrevista com o atual Superintendente da Suframa, Marcelo Souza Pereira, Economista, com especialização em Gerência Financeira Empresarial, mestrado em Desenvolvimento Regional e doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, todos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Há 15 anos no órgão como servidor e profundo conhecedor da autarquia e da sistemática de incentivos fiscais estabelecida pelo DL 288/67, Marcelo revelou na matéria sua visão estratégica para a gestão que a Suframa precisaria ter e os contextos nos quais ela se insere e como se insere.

Vários superintendentes através da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus também prestaram relevantes contribuições para o fortalecimento da ZFM, e entre eles, dos mais recentes, o General Algacir Polsin, que introduziu avanços importantes em sua gestão, divulgados amplamente pela mídia especializada.

Na reportagem da revista, o Superintendente falou sobre biodiversidade amazônica, pesquisa e tecnologia, dinâmica do polo industrial, sistemática dos processos produtivos básicos obrigatórios, influencias no comércio amazonense, reforma tributária e resgatou ainda até os ciclos da borracha, entre outros temas. 

A Suframa é o braço que garante a execução da determinação constitucional para com a ZFM como política brasileira, bastando para isto observar o texto da lei e manter a ordem, preocupações que Marcelo, escolhido pelo Governo Federal, e preparadíssimo, sempre revelou possuir.

Houveram ocasiões em que a autarquia teria sido utilizada como moeda política, e talvez não tenha produzido os melhores resultados.

O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton conhece como poucos as máquinas que pilota e os caminhos para levá-las ao Podium.

Os donos destas equipes vitoriosas praticam sim política: a de escolher sempre os melhores técnicos, sempre preparadíssimos.

(*) Amazonólogo, MSc em Sociedade e Cultura da Amazônia – UFAM, Economista, Professor de Pós-Graduação e Consultor de empresas especializado em ZFM.

Juarez Baldoino da Costa

Amazonólogo, MSc em Sociedade e Cultura da Amazônia – UFAM, Economista, Professor de Pós- Graduação e Consultor de empresas especializado em ZFM.

Veja também

Pesquisar