23 de novembro de 2024

Mudar é preciso. Planejar e se adaptar é fundamental

As mudanças fazem parte do cotidiano das organizações e dos indivíduos. A resistência é fato normal neste processo, pois, todos nós teremos, um certo desconforto quando do acontecimento. O otimismo e pensamentos positivos devem ser os procedimentos adotados por todos os envolvidos nestes momentos a fim de tomar as decisões certas e criar um alto grau de confiança. Para isso necessitamos de transparência em todos os atos praticados, todavia, não é isso que ocorre nas organizações e isto faz com que as pessoas e os profissionais envolvidas não sejam resilientes (proativos à mudança) prejudicando consideravelmente a qualidade do serviço prestado juntamente com uma baixa produtividade empresarial comprometendo assim a rentabilidade da organização.

Nossas organizações necessitam, em caráter de urgência, de um maior grau de planejamento nas mudanças. As pessoas responsáveis deste processo não podem esquecer que administrar este momento de modo otimista e com pensamentos positivos cria a sensação real de que a mudança é necessária e nos traz crescimento em relação ao mercado e como consequência teremos participantes com baixo grau de resistência facilitando o processo de mudança e aumentando a credibilidade sendo o resultado colhido uma participação atuante de todos que se destacarão quando da necessidade da ação no plano traçado pela organização envolvida.

As empresas precisam esclarecer para seus funcionários a necessidade do planejamento estratégico, tático e operacional no momento de uma mudança. O que vemos atualmente é a falta de transparência nos processos de mudanças onde funcionários são “enganados” a colaborar no processo para ter a estabilidade de continuar. Todavia após a finalização do projeto aquilo prometido é esquecido e outras decisões são tomadas quebrando todo o processo de confiança que existia. O pior de tudo isso é que os funcionários/colaboradores que continuarem percebem a instabilidade crescente criando uma elevada resistência ao momento comprometendo o projeto como um todo.

Há uma necessidade crescente do ser humano para ser mais proativo e buscar o melhor equilíbrio profissional fazendo da mudança uma rotina necessária. Devemos buscar o progresso da organização e melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes internos e externos. Não podemos esquecer que melhorando a qualidade de vida de nossos funcionários/colaboradores, também, estaremos criando uma situação de equilíbrio entre as dificuldades diárias e as necessidades de mudanças a fim de assim, aumentarmos exponencialmente a produtividade com qualidade e junto aumentar a rentabilidade da organização fazendo com que está sobreviva e cresça dentro do mercado competitivo que hoje existe. 

Certamente, não podemos esquecer que para isto ocorrer temos que envolver os funcionários de modo que todos possam participar de forma ativa neste processo. Devemos saber administrar de modo estratégico, com planos bem definidos buscando nas pessoas o otimismo, a credibilidade com confiança, a situação de proatividade, o querer fazer e isto facilitará a operacionalização de todo o processo que necessitamos implantar. Como consequência o resultado será o sucesso e assim conseguiremos atingir os objetivos traçados fazendo com que todos os envolvidos sejam beneficiados e criem para as empresas o melhor ambiente para se trabalhar e progredir em todos os sentidos.

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Diretor de Educação da ABRH, Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

E-mail: [email protected], [email protected]

Jornal do Commercio de 25.04.2023.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.

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