Bosco Jackmonth*
Dias passados assistimos sua excelência o Presidente Lula posto em monólogo diante do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Assegurou, ali, que a democracia estava em franco desaparecimento em vários países, sem declinar a sua fonte informativa e deixando de adiantar o que se colocaria no lugar do regime, quem sabe. Nem mesmo acenou com uma solução, tipo o retorno à monarquia, talvez (!), cujo posto maior certamente não se recusaria a ocupar, deduz-se, necessitando desde logo que se lhe fosse construída uma coroa em dimensão capaz de agasalhar a sua volumosa cabeça sertaneja. Não?
É um fenômeno tal criatura! Bem diz da dispensa de frequência regular à escola para alcançar saberes, ou os andaimes do mundo, bastando-lhe o trabalho como metalúrgico que sempre o foi vivendo trocas de ideias e debates a torto e a direito com os companheiros operários e sua cultura. Ao cabo, um horizonte de eventos. Esta abordagem, posta numa ordem de ponderações, agasalha o poder determinante dos fatos. Até se poderá deduzir que é a espera do inesperado. Quer ver? Olha só!
Vamos buscar respostas no pensamento do pesquisador Leil Lowndes, colhidas no seu livro Falando Como Vencedor, onde aponta 92 dicas para alcançar o sucesso nos negócios e nos relacionamentos, não significando que a nossa figura de abordagem tenha folheado e aplicado os dizeres do compêndio, senão que se trata de ocorrências do cotidiano, ao alcance dos curiosos, cujas regras seguem adotadas.
Assim é que sustenta a publicação, de início indagando por que algumas pessoas conseguem tudo o que desejam na vida? E prossegue, indicando quais seriam os seus truques, talentos ou feitiços que garantem o sucesso cotidiano seja no âmbito pessoal ou profissional. Então leciona que o segredo é simples: esses indivíduos são mais habilidosos em falar com outras pessoas …
Portanto, Leil Lowndes, em “Falando Como Vencedor”, pesquisou os mistérios desse sucesso e desenvolveu um método bem simples para transformar qualquer pessoa nada mais como um vencedor. Em resumo, tratam-se de 92 técnicas usadas por políticos, celebridades ou outras figuras públicas para atingir seu objetivo com amparo na palavra falada, ou seja, ali o lugar dos fatos… Logo, com essa prática é possível estimular a autoconfiança e alcançar a certeza de sempre demonstrar uma primeira impressão, excelente por conseguinte.
A partir desse ponto, torna-se fácil saber quando e como alterar os rumos de uma conversa, qual o momento adequado além da maneira de acentuar o assunto e, por conseguinte, impressionar a todos, mostrando-se no geral como uma personalidade inteligente e confiável, recomendando que se alcance a condição de um vencedor nesse ponto consagrando uma empatia instantânea com clientes, amigos e próximos. Certo é que com o uso das palavras certas torna-se não difícil conseguir convencer qualquer um a fazer o que segue desejado.
Por fim, resta uma recomendação que se traduz nos relacionamentos qualquer que o seja absorvendo no livro em questão a mostrar-se como um vencedor através da fala e então conquiste tudo o que sempre desejou seja na vida pessoal ou profissional. (Continua).
—
É advogado (OAB/AM 436). [email protected]. 99294-8544