22 de novembro de 2024

Olimpíadas 2024

Os Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024, ou simplesmente, as Olimpíadas de Paris 2024, simbolizam um século desde a última vez que a capital da França sediou esta competição mundial. É certo que nestes últimos 100 anos muitas coisas mudaram. A França tem uma profunda ligação com o Movimento Olímpico. Foi em Paris que Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional há 130 anos, na Sorbonne (renomada universidade parisiense). E foi na capital francesa que os Jogos ganharam a robustez que conhecemos hoje, a partir dos Jogos de 1924. Porém, a cidade precisou esperar para ter novamente a competição de volta ao seu solo.

Foram três candidaturas que não deram certo: em 1992, em 2008 e em 2012.  O processo de seleção é extremamente longo, começa com 10 anos de antecedência. Ele é constituído de 3 etapas e são precisos 3 anos para concluí-lo. Isso significa que cada país sede é escolhido com 7 anos de antecedência com relação a data dos Jogos. O COI (Comitê Olímpico Internacional) convida, com 10 anos de antecedência, os Comitês Olímpicos Nacionais para que se candidatem como países sede dos Jogos Olímpicos. Durante 3 anos, tudo é estudado: a visão, o conceito e a estratégia, assim como os aspectos jurídicos, financeiros e as experiências com relação a Jogos precedentes. Atrelar os locais históricos aos Jogos é mostrar ao mundo todo a singularidade francesa na moda, no design e na cultura.

O Esporte a serviço da Paz está intimamente ligado a um dos objetivos da criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a seu idealizador, o Barão Pierre de Coubertin. Através da filosofia Olímpica, os Jogos têm, como uma de suas metas, a promoção da paz a partir da disputa esportiva igualitária, com o fair play e o respeito pelo adversário.

Ao longo de sua vida, Pierre de Coubertin acreditou na capacidade do esporte de transformar as relações entre as pessoas e nutrir amizades por meio de sua prática. Ele acreditava que todas as barreiras que separam pessoas e nações, sejam elas políticas, religiosas, econômicas ou sociais, poderiam ser de alguma forma superadas, já que o esporte serviria para melhorar o entendimento entre companheiros de equipe e competidores.

A expectativa é de que tudo isso contribua para que os Jogos de 2024 fiquem à altura dos de Londres e Tóquio.  Até mesmo os pontos turísticos mais badalados, como a Torre Eiffel, e os estádios mais conhecidos por seus acontecimentos esportivos, como o Parc des Princes, possuem um pano de fundo histórico por trás da sua criação, o que de certa forma é um atrativo para turistas e espectadores.

Lisandro Mamud

Lisandro Mamud é administrador, pesquisador em Inovação, Tecnologia e Educação do Núcleo Educotec (Ufam)

Veja também

Pesquisar