22 de novembro de 2024

Os incríveis veículos movidos à Hidrogênio – parte 2

No artigo anterior, o(a) leitor(a) conheceu casos inovadores de veículos leves movidos à hidrogênio, agora embarque em estudos contendo o estado da arte sobre Caminhões movidos à H2, explorando as empresas líderes que estão adotando esta revolucionária fonte de energia.

Os caminhões desempenham um papel crucial na infraestrutura global, conectando produtores, distribuidores, varejistas e consumidores, facilitando o comércio internacional e possibilitando o acesso a áreas remotas. Portanto, é fundamental apoiar, desenvolver e disseminar modelos de caminhões movidos a H2, pois eles já existem há mais de 3 anos em países como EUA, Coreia e China. 

Quanto às publicações sobre o estado da arte sobre o assunto, recomenda-se a leitura destes quatro documentos:

1o) Fuel Cells Hydrogen Trucks <https://bit.ly/3wSSy2M>

É um relatório publicado em dez/20 pelos autores Ruf et al (2020) que aborda sobre os Caminhões movidos a H2, são 368 páginas contendo revisão da literatura, projetos pilotos, o estado da arte da tecnologia, análise política, potencial de mercado, estudos de casos, barreiras e recomendações;

2o) Patent Landscape Report <https://bit.ly/3wWrtvz>

Este foi publicado em 2022 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Abrange 102 páginas que se concentram sobre o uso das Células de Combustível de H2 no Transporte. Em resumo, o documento é rico em estatísticas e informações relacionadas ao uso atual e futuro das tecnologias para a eletrificação do transporte. Ele inclui informações sobre o nível de preparo das tecnologias, viabilidade comercial, benefícios e problemas para os consumidores, além de oferecer recomendações para políticos e economistas;

3o) Global Top 10 Hydrogen Fuel Cell Truck Companies

É um levantamento publicado no início de 2024 pela Blackridge Research & Consulting <https://bit.ly/3IHQldf>. Ao analisar a lista das dez melhores empresas, percebe-se que maioria (90%) está instalada na Ásia e 10% nos EUA. Na Ásia destacam-se a China (70%) e Coreia do Sul (10%), países que possuem políticas públicas, muitas patentes e investimento pesado em P&D e Infraestrutura para acelerar o uso do H2 em suas regiões;

4o) Estudo bibliométrico elaborado pelo autor

Para os que desejam fazer estudo científico, este relatório <https://link.lens.org/TFbkeuZzkLg> contém uma síntese bibliométrica de 41 publicações cujo título ou resumo contêm o termo “Hydrogen Truck”.

Agora, o foco será sobre as inovações pioneiras de duas das empresas listadas no 3º documento, a Hyudai e a Hyzon.

Conheça o Hyundai XCIENT Fuel Car <https://tinyurl.com/3hnvf4ct>, considerado um dos primeiros caminhões do mundo comercializado e que utiliza o H2. Seu tanque pode armazenar 31 Kg deste gás e tem autonomia de 400 km com apenas uma carga. Além disso, a quantidade máxima de energia que as células de combustível podem gerar para alimentar o motor elétrico ou outros sistemas elétricos é de 180 kW.

Outras vantagens deste caminhão são: a) ele não necessita de ureia e óleo do motor, reduzindo os custos operacionais; b) gera níveis mínimos de ruído e vibração, contribuindo para uma operação mais suave e redução do estresse e fadiga; c) O tempo de recarga é entre 8 a 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente; d) O peso mais leve da cabine proporciona uma capacidade de carga aumentada e uma melhor eficiência de condução; e) para o menor modelo (4×2), o peso bruto combinado máximo é de 38000 Kg.

Em 2020, a Hyundai exportou sua primeira remessa (47 unidades) para a Suíça. De acordo com a empresa, até setembro/23, esses caminhões percorreram mais de 7 milhões de Km sem qualquer falha de segurança importante. Além disso, a Hyundai estabeleceu a meta de vender 12.000 caminhões deste modelo até 2030, exclusivamente para os Estados Unidos, implicando em investimentos na ordem de US$ 1,3 bi em infraestrutura para garantir o abastecimento de H2 naquela região.

E o reconhecimento do esforço da equipe da Hyudai veio em outubro/23 quando este modelo venceu o prestigiado prêmio de mobilidade verde do GTF Connect Los Angeles, se tornando o benchmark para o futuro da sustentabilidade e eficiência no setor de transporte <https://tinyurl.com/4newc7fr>.

Outra empresa é a Hyzon Motors, organização americana que desenvolve e manufatura veículos comerciais movidos a H2, a um custo mais baixo trazendo consigo uma infraestrutura de H2. Seu primeiro caminhão foi lançado no Texas e esta empresa já desenvolveu vários modelos, desde caminhão coletor de lixo até os destinados para carga, tais como:

a) o Hyzon Refuse Truck <https://tinyurl.com/sm8vfutu>, caminhão coletor de lixo, seu tanque pode armazenar 25Kg de H2, tem autonomia de 200Km, podendo completar até 1200 ciclos de coleta de resíduos antes de precisar ser recarregado. Seu motor elétrico pode alcançar até 482 cavalos de potência e o tempo médio de recarga é de 15 minutos;

b) o Hyzon HyHD8-200 <https://tinyurl.com/4ybe4bu7> e Hyzon HyHD8-110 <https://tinyurl.com/2p9s9avh>, caminhões de carga, ambos possuem em comum  tanque que pode armazenar 50Kg de H2, tem autonomia de 563Km. Seu motor elétrico alcança até 612 cavalos de potência e o tempo médio de recarga é de 15 minutos.

Aqui há um fato em comum com a Hyudai Motors, pois em 2022, a Hyzon foi a finalista do prestigiado World Hydrogen 2022 Awards <https://bit.ly/4afBAtW>, categoria The Hydrogen Transport Award, sendo reconhecida por sua rápida implementação de caminhões e veículos pesados movidos a células de combustível de H2 ao redor do mundo.

Considerando a relevância econômica dos caminhões e seu potencial para agregar valor à cadeia produtiva, bem como a disponibilidade de soluções sustentáveis para esses veículos, é crucial que os gestores do Governo do Amazonas e do PIM elaborem políticas públicas e ofereçam incentivos para atrair as 10 principais empresas citadas no 3º documento. Além disso, não podemos mais procrastinar, pois explorar o potencial do hidrogênio em uma região tão rica em recursos hídricos e energia solar representa uma oportunidade estratégica que tem sido negligenciada, quando poderia estar sendo plenamente aproveitada em nossa região.

Jonas Gomes

Prof. Dr. Jonas Gomes da Silva - Professor Associado do Dep. de Engenharia de Produção com Pós Doutorado iniciado no ano de 2020 em Inovação pela Escola de Negócios da Universidade de Manchester. E-mail: [email protected].

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