Será que o “Pai dos Pobres” tem ideia de quantos brasileiros vivem na Amazônia? De como vivem os ribeirinhos, acostumados à vida dura da seca e estiagem? Será que o “Pai dos Burros” tem consciência da falta de perspectivas que esses trabalhadores enfrentam: seja na agricultura, seja na pesca e pequena criação de galinhas, patos e bois? Há famílias que habitam, há mais de 30 anos, as terras recentemente desapropriadas. Elas estão com os dias contados para morarem debaixo do céu-aberto, isto ocorrerá devido à criação de outra reserva indígena na área que ocupam. Este fato não é a primeira vez que ocorre e a vista grossa do “Presidente Comunista” se repete novamente. Mas, o que podemos esperar de um presidente condenado pela justiça em todas as instâncias?.
O presidente é ateu de carteirinha, nunca valorizou a instituição chamada família — porém, quando se trata dos seus filhos, nunca perde a oportunidade de beneficiá-los. Todos lembram que prometeu picanha a todos e todos estão “comendo o pão que o diabo amassou”. “Seu Lula” é “expert” em gastar o dinheiro do Brasil no exterior, um fato, são as diárias de R$ 63 mil reais em hotéis luxuosos e o outro são as 1.337 pessoas da sua comitiva que fizeram a farra em Dubai.
Dentre as leviandades assacadas recentemente, Lula deseja “fechar o Congresso”… tentando impor ditadura para calar a todos… E a parte podre da imprensa se cala na defesa de seus interesses escusos. Estamos diante do caos social, onde o descrédito aumenta, a economia caminha para o fundo do poço. A Petrobras volta ao seu passado de escândalos e o BNDES será a velha “galinha dos ovos de ouro” — certamente, voltará a financiar obras no exterior, conforme informa a Folha de São Paulo.
Este governo federal detesta qualquer tipo de liberdade e tenta amordaçar a população pela força. Quer eliminar o direito à liberdade de expressão, se bem que tem a “cara-de-pau” em falar de democracia. A liberdade é direito constitucional e universal, não podendo ser afastada por comunistas que agem com a eiva do dolo, afrontando a Carta Magna e as demais leis.
A imprensa brasileira denunciou o envio de dinheiro público para o candidato a presidente da Argentina Sergio Massa, candidato comunista, que perdeu as eleições naquele país. Lula declarou que não irá à posse de Javier Milei, um democrata-cristão de direita, porque teme ser vaiado. Lá encontrará Bolsonaro, que ficará ao lado do candidato vitorioso, tendo sido ovacionado no voo para Buenos Ayres e nas ruas da capital Argentina.
Em 11 meses de governo, o presidente Lula “anda feito barata tonta”. Segundo o Datafolha, apenas 24% afirmam que “ele fez pelo país o que o povo esperava”; enquanto para o IPEC “a gestão ruim ou péssima passou de 25% para 30%; o bom regrediu de 40% para 38%”. E 35% disseram que o atual governo está sendo pior que o esperado. Seu Lula é um rei sem coroa, sem reinado e sem vergonha.
Manaus, 12 de dezembro de 2023
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE Ex-Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 -OAB/A