18 de outubro de 2024

SUA ENERGIA PARA REALIZAR

Onde está a sua energia? O que te faz sentir realizado? Para que direção canaliza sua ação?

Questione-se e conheça a si mesmo. Há uma frase de Agostinho de Hipona,  filósofo que diz: “Conhece-te, aceita-te e supera-te”. É isso que eu desejo a você, que você se conheça, aceite com amor aquilo que em si não pode ser mudado e que sobretudo supere cada limitação que te impede de enxergar a vida como um presente entregue todos os dias a você, que precisa ser vivida com a energia de uma criança que não esgota as suas vontades e diz a todo tempo: vamos de novo.

Se formos canalizar esta reflexão para o profissional, podemos seguir com Aristóteles que diz “O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”.

Antigamente os trabalhos todos eram feitos de forma braçal, o homem sempre teve o trabalho como meio de sustento e sobrevivência. A cultura vai sendo instalada, o mundo vai mudando e com ele, muitas coisas evoluindo, mas segue o mesmo fato: muitos seres humanos continuam pautados nessa verdade laboral. Sustento e sobrevivência continuam caminhando lado a lado, mas dessa vez, não mais como era para os nossos antecessores.

Algumas práticas passadas ainda são tomadas, mas a tecnologia vai aumentando espaço nas nossas vidas, uma maneira que nenhum homem das cavernas teve a possibilidade de ver.

Mas hoje, diferentemente dos nossos antepassados, podemos fazer escolhas, decidimos a profissão que queremos, o emprego que achamos que devemos, a função que faz sentido exercer. Por mais concorrido que seja o meio corporativo, somos detentores de escolhas que nos levam onde queremos chegar, ou pelo menos, uma parte de nós tem esta possibilidade.

Há alguns questionamentos que pairam em nossas cabeças e que podemos fazer como uma forma de meditação acerca de nossas funções, podemos nos questionar sempre sobre: Quais são nossas verdadeiras aptidões? O que realizamos com maestria? Qual trabalho gera satisfação? Qual, então, seria a missão que queremos mostrar ao mundo?

É assim que vamos galgando novos caminhos e fazendo com que na nossa atividade diária encontremos o sentido.

Ainda que você esteja exercendo um cargo que não gostaria no momento, vale questionar-se sobre as perguntas acima, somente assim será capaz de realinhar e transformar uma nova rota, só assim poderá caminhar passos leves ao futuro.

Sêneca tem uma frase que diz: “Despreza tudo o que um trabalho supérfluo estabelece como enfeite e requinte; pensa que nada é extraordinário a não ser a alma e que, para uma alma grande, nada é grande.”

O autor nada mais faz do que um alerta a todas as pessoas, em outras palavras, ele diz que o que importa mesmo é realizar o que deve ser realizado com amor, carinho e perfeição, mas que essa laboriosidade não precisa inflar o ego e o peito, porque para o homem o que importa mesmo é a grandeza de sua alma e uma alma grande não se importa com reconhecimentos supérfluos.

Entregue o seu melhor, faça sempre aquilo que pode com a alegria de poder realizar, queira o bem acima de tudo e evolua como puder.

Uma das realizações na vida está em acabar cada tarefa, no dever diário e quando há fortalecimento da personalidade, do caráter e da vontade. Somente uma pessoa madura é capaz de percorrer muito atrás dos seus objetivos sem se deixar abalar pelo ambiente externo.

Busque sempre ter a consciência do valor que você tem para as pessoas ao seu redor, seja na função que exerce, seja na sua família, aos seus amigos ou a qualquer pessoa que se apresenta a você. Reconhecer o valor que temos nada tem a ver com agir de forma soberana e soberba, mas ter em mente que é capaz de entregar pelo outro aquilo que pode e deve.

Que a sua realização pessoal ou profissional tenha um sentido, um sentido de transcendência e vontade em ser melhor a cada dia.

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Coach Executiva

@psi.cintialima

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470

Veja também

Pesquisar