A entrevista é um dos pontos principais – senão o principal – num processo seletivo, o momento em que o entrevistador conversa individualmente com o candidato e tem a oportunidade de ter suas percepções a respeito dele.
No cenário de mercado que vivemos, com vários profissionais concorrendo a uma mesma vaga, e com todos esses concorrentes em níveis semelhantes, ainda mais importante se torna o seu desempenho durante esta etapa do processo seletivo.
Selecionei 5 dicas abaixo para melhorar sua performance na entrevista de emprego.
- Estude a empresa
Muitas vagas hoje são tratadas de forma confidencial, ou seja, não se sabe para qual empresa é o processo seletivo no qual você está participando. Não se assuste, isso é normal. Porém, quando você souber a empresa a qual a vaga pertence, é muito bom que você invista uns minutinhos pesquisando sobre a empresa: pesquise o tempo de atuação, o segmento, se a empresa tem premiações ou mesmo alguma matéria recente que foi veiculada na mídia. No mundo globalizado de hoje é bem fácil você ter várias informações em questões de minutos. Você também consegue informações adicionais enquanto aguardando na recepção: leia os quadros de missão, visão e valores e informativos. Mas, essa tarefa é para casa, não deixe para cumprir enquanto aguarda sua entrevista.
Essas informações farão você ficar na frente dos seus concorrentes no momento da entrevista, pois mostrando conhecimento prévio da empresa, você demonstra ser proativo, ir atrás de informações mesmo quando não sabe, não ficar parado esperando algo chegar a você e você poderá transmitir a mensagem que a própria empresa busca transmitir, ganhando pontos. Essas características são algumas das que todas as empresas procuram em profissionais, ganhando pontos a frente dos demais concorrentes..
- Qual imagem de profissional você qure passar?
Antes, quando se falava de vestimenta de trabalho ou de entrevista de emprego, se falava de algo formal. Hoje em dia a resposta é: depende. Chamado de dress code, a forma de se vestir do profissional de hoje depende muito da empresa e da área na qual ele está inserido.
Muitas pessoas acham besteira a questão visual, a vestimenta, mas peu osso afirmar que elas colaboram positiva ou negativamente em mais de 70% na sua entrevista. A partir da imagem que você apresenta, concorde você ou não, o entrevistador tira conclusões sobre você, seu caráter, sua personalidade, sobre a forma como você trata a si mesmo, aos outros e ao trabalho que você vai executar.
Analise se a empresa que você está indo fazer a entrevista é formal, informal, despojada, e a partir daí vista-se para ter uma ótima primeira impressão e ganhar pontos em frente a seus concorrentes. Se estiver com dúvida se algo está demais, lembre-se: melhor menos do que mais.
Fora roupas, tenha cuidado com as unhas (que não precisam estar pintadas para as mulheres, mas limpas e bem cuidadas), cabelos em ordem, maquiagem para trabalho e homens precisam ter a barba bem cuidada.
O importante é que você mostre através da sua imagem (e as roupas falam muito) que você é um profissional que tem responsabilidade, trabalha com seriedade e faz entregas positivas, com qualidade e no prazo estipulado.
- Faça uma autoavaliação
Reflita sobre si. Quais foram seus maiores resultados durante sua carreira? Quais projetos você liderou ou participou que tiveram relevância para a organização e para você? Como você consegue contribuir para que a empresa tenha resultados positivos? O que a sua comunicação não verbal está comunicando? E o que a comunicação verbal está passando?
Analise o mercado e sua atuação e veja como você se situa nele atualmente. Reveja questões como cargo, salário e principalmente postura. Lembre-se que o bom relacionamento é fundamental, bem como saber tratar as pessoas. Nem tudo se trata de questões técnicas, mas as comportamentais podem até sobrepor (lembram o quanto já falei aqui sobre hard skills e soft skills?).
Aproveite esse momento para se preparar para perguntas sobre você, e para melhorar pontos em si mesmo.
- Postura!
A comunicação verbal é responsável por apenas 20% do que você diz, enquanto a não verbal, que não é dita, é responsável por 80% da sua comunicação.
O que o seu corpo tem comunicado numa entrevista? Até a forma de sentar diz muito. Se você senta deitado na cadeira, passa a impressão de que é desleixado e de que não dá muito atenção a detalhes. Se você treme a perna o tempo todo, passa a sensação de estar com pressa e querendo que a conversa acabe logo, ou de ser impaciente. Se você cruza os braços, a impressão é de que você não está aceitando tal ideia, de que você está negativo ao que está sendo colocado.
A melhor forma de sentar é de forma ereta, gesticulando mãos e braços contidamente, movimentando o corpo e cabeça também de forma contida. Sorrisos e expressões faciais positivas também são muito bem-vindos.
Faça o rapport: tente acompanhar o entrevistador – se ele fala baixo, diminua o tom de sua voz, se ele fala rápido, tente falar um pouco mais rápido para que ele não se irrite com uma diferença tão grande da maneira dele de ser, tendenciando assim a finalizar mais rápido sua entrevista.
- Fale bem
São apenas 20% de comunicação verbal, mas esse percentual é superimportante! Antes de tudo, fale o português corretamente. Fale as palavras por completo, fale o “S” quando for plural, e se precisar usar um linguajar mais informal, sem problemas, mas fale corretamente. Cuidado com gírias e palavreados que podem não ser muito bem aceitos num ambiente corporativo.
A forma de falar é um hábito que também é adquirido com as pessoas com as quais você convive. Ou seja, o meio em que você está inserido conta bastante nesse quesito. De toda forma, você continua sendo o responsável por isso. Ler livros ajuda a enriquecer o vocabulário e falar de forma correta, mesmo que sejam livros simples.
Invista em si mesmo e na sua maneira de falar.
Agora, respire fundo, chegue no horário e boa entrevista!
Boa semana!
Fiquem com Deus!