É preciso assumir a autoliderança para virar protagonista da própria transformação se quisermos de presente um presente que faça sentido em nossa vida.
Esta frase tem ecoado em meus ouvidos esta semana inteira e por isto estou compartilhando com vocês. Precisamos ser agentes da nossa mudança para que o acaso não nos encontre despreparado e nos empurre para qualquer lugar, ou pior, nos arraste para onde não queremos ir.
Muitos de nós temos metas e objetivos para realizar nossos desejos, conquistar nossos sonhos e para ter o que queremos. Alguns nem isto. Poucos tem um planejamento para o próprio aprimoramento, para um mergulhar profundo em sua essência.
Quantos travaram as estratégias de trabalhar duro para ter o cargo almejado, a casa, o carro ou a viagem, buscando alcançar o alvo de serem bem sucedidos, mas esquecem que a mais poderosa alavanca do crescimento não é o trabalho externo, mas o desenvolvimento interno que impulsiona para mais alto e mais longe.
Infelizmente ou felizmente, trabalho não é garantia de sucesso, bem como riqueza não é sobre dinheiro. Ter uma casa e nunca ganhar um lar. Ter um diploma e não ter sabedoria. Viajar o mundo e continuar trancado no seu quarto escuro da infância. Faz sentido para você?
Li em algum lugar e fez muito sentido para mim a reflexão de que as pessoas ansiosamente procuram mudar suas circunstâncias, mas não estão dispostas a mudar a si mesmas; desta maneira, permanecem dentro de seus limites.
Quando estamos dispostos a investir tempo, energia, força e por vezes recursos financeiros em busca do nosso verdadeiro crescimento interior, descobriremos o abismo que existe entre o lugar onde estamos e onde gostaríamos de estar.
Esta lacuna não é preenchida com formações técnicas, com novos MBAs, com um idioma fluente, mais dinheiro no bolso ou novo cargo a ser alcançado; mas desvendando o que nos prende ao passado, qual emoção nos limita, em que bloqueios nossos sentimentos estão parados.
Essas são barreiras que devemos superar primeiro para evoluir além de títulos e bens. O verdadeiro crescimento não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora.
Muitos adultos ainda acreditam que o crescimento mental, emocional e espiritual acontecerá como o crescimento físico de quando éramos crianças, quase que automaticamente você se torna mais alto, mais forte, os pelos aparecem no corpo. Eis que cresceu!
Acontece que o crescimento interior não funciona da mesma maneira. Você não vai melhorar simplesmente porque as horas passaram, os dias estão avançando e com mais idade estará mais evoluído. É preciso autoconhecimento, consciência das necessidades de desenvolvimento, esforço para ações de mudança e começar tudo de novo, alcançando nível a nível.
Você não vai melhorar por acidente. Não vai crescer porque os anos passaram. Os líderes que tem um plano de crescimento, escolhem onde querem crescer, decidem o que vão aprender, determinam o ritmo que o façam chegar no alvo e com disciplina avançam.
Há uma grande diferença entre decidir e fazer! Eu imagino que você estaria em outro nível se tivesse feito tudo o que planejou fazer um dia. Não estaria?
A maioria das pessoas não age prontamente. Quanto mais você espera para fazer algo que deveria fazer agora, maior é a chance de que nunca fará.
Não existe uma receita de bolo, mas alguns ingredientes usados pelos líderes de sucesso podem ajudar você: Identifique o seu propósito; desenvolva uma visão de futuro; olhe a realidade de frente; mapeie quais ações possíveis para realizar imediatamente; estabeleça hábitos para crescer; elimine suas próprias objeções; tenha relacionamentos construtivos; use os erros como aprendizado; busque feedback constante; tenha predisposição ao novo; reconheça cada novo estágio e recomece.
Uma vez que comece a crescer intencionalmente, manter-se-á em crescimento e continuará se perguntando: Qual é o próximo passo?
Cintia Lima
Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach
@psi.cintialima