Vamos lá Brasil!

Em: 29 de novembro de 2022

 Muitas pessoas de vários lugares desse imenso Brasil, ao assistirem ao primeiro jogo da seleção brasileira no Catar, morderam a língua, pois, a seleção venceu pelo placar de 2X0  em sua estreia na Copa do Mundo –  não que tenha sido uma apresentação extraordinária – muito mais porque havia um ponto de interrogação. 

         Para nossa geração que viu Pelé brilhar no Mundial de 58 na Suécia – uma seleção praticamente imbatível -, o futebol da seleção no segundo tempo foi algo que nos deu mais esperança da conquista do hexa.  Verdade seja dita,  o povo não está familiarizado com alguns jogadores da seleção, como os laterais. 

            E se Tite mudou tudo às vésperas da estreia, com certeza conhece bem todos. Recuar Neymar e dar outra função ao Paquetá foi algo inesperado, pois sabia que Vinícius Júnior, tímido no começo, deveria jogar. Arriscou, insistiu e venceu. Contou com um  experiente Casemiro que teve como pontos fortes a marcação dos adversários e apoio tanto na defesa quanto no ataque. E, após o primeiro tempo de poucas jogadas, vimos o poder de decisão entrar em campo fazendo nascer dois gols, sendo o segundo aquele que será o mais belo da Copa no Catar. 

       Os torcedores de todo Brasil vibraram com a apresentação da seleção canarinha. Tite está de parabéns, conhece muito e sabe que é sua última copa. Foi campeão mundial interclubes em 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea – e de lá para cá todos os títulos ficaram para clubes europeus.  

    E, contra a Suíça, todos se superaram, demonstrando que não há dependência, mas há maturidade no elenco, que é forte, experiente e com certeza deverá ser campeão mundial em 2022. Tite tem estrela, transmite a força da na hora certa e conhecimento tem de sobra. Contudo, sabe respeitar todos, inclusive a mídia adversária. E, se não fomos bem no coletivo, brilhou a estrela de Casemiro, que também não estava bem. Decidiu pela coragem e experiência, cinco vezes campeão pelo Real Madrid na  Champions League. Onde há talento, força e experiência o resultado será o HEXA.

Manaus/AM, 29 de novembro de 2022.

JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE

Ex- Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 – OAB/AM A-29

Alfredo Andrade

é escritor e advogado, autor do livro Página Virada - Uma leitura crítica sobre o fim da era PT
Pesquisar