Prezado leitor e estimada leitora, dando continuidade ao nosso projeto “Vozes da Educação de Manaus” que tem como objetivo “Dar visibilidade ao trabalho e amplitude às histórias de vida dos professores e professoras de Manaus”, conheça hoje a trajetória de vida do professor Davi Cordeiro na educação de Manaus.
“Nasci em Santarém, mas toda minha infância e juventude foram vividas em Óbidos (PA). Aos 18 anos de idade vim morar em Manaus, para estudar e trabalhar. Sou educador por gostar do que faço e sempre contribuindo com o meu melhor em prol de uma melhor educação para as futuras gerações. Fui cursar o Magistério em meu Ensino Médio. Quase que por acaso. Naqueles anos, só havia três opções de curso tais como: Administração, Agropecuária e Magistério. Os meus colegas do sexo masculino escolhiam mais cursar Administração e Agropecuária. Foi quando minha Tia Lourdes, propôs na matrícula que eu deveria cursar o Magistério. Onde existiam mais vagas disponíveis. Acabei gostando e me encontrando em tal curso. Começava imaginar como seria minha trajetória na educação. Ao terminar o Curso de Magistério, realizei concurso vestibular para uma vaga em Magistério na UFAM. Sou formado pela UFAM em 1994.
Meu começo na educação foi em 1991 em um projeto de Educação Alternativa. Onde atendíamos jovens que se encontravam em vulnerabilidade social. Lembro-me dos ideais que aprendemos a vivenciar na universidade. E que começávamos a colocar em prática em nosso trabalho. Sonhávamos com um mundo melhor. Mais justo e igualitário para todos. Uma das maiores mudanças ocorridas na educação nas últimas décadas, foi todas as garantias conquistadas na Constituição de 1988. Recursos que vieram para contribuir com Projetos e Campanhas que passaram a dar mais visibilidade e transparência nos gastos educacionais.
Apesar de toda a minha formação ser em Licenciatura Plena em Pedagogia, já pude experimentar por várias vezes a missão de Professor. Sempre me senti muito a vontade com meus alunos. Procurando sempre contribuir com o meu melhor. Já obtive algumas realizações pessoais e também algumas frustações ao longo da carreira educacional. Lembro-me que já atuava na Educação em Manaus desde o ano de 1991. Através do Concurso Público que fiz em 1992 e contratos temporários de 1992 a 1994. Foi quando em 1995, ao visitar Óbidos no inicio do ano. Deparei-me com uma situação do Ensino Médio que precisava de Profissionais com o 3º Grau Completo. Estava acontecendo um Processo Seletivo para novos contratos de Professores. Foi quando eu fui contemplado com uma das vagas para atuar no Ensino Médio e na área do Magistério local. Foram longos anos de contribuição para a educação do município de me oportunizou meus primeiros anos de estudo e que pude também contribuir por 10 longos anos na Educação naquele querido município. Em seguida em 2005, fiz o caminho de volta para Manaus. Pois, era chegada a hora de recomeçar e fui quando tive o privilégio de passar no concurso público da Semed em 2008 e ingressar como Pedagogo na Rede e experimentar 8anos na Gestão Escolar.
Meus Planos na Educação é de completar o tempo que ainda falta para minha aposentadoria. Paralelamente, estou organizando uns escritos para escrever um livro de minha autoria. Minhas maiores influências Pedagógicas foram: Paulo Freire, Demerval Saviani, Emília Ferreiro e Jean Piaget. Sempre procurei colocar em prática todos os conhecimentos pertinentes e que poderiam ajudar no exercício de minha profissão. Sempre gostei de apresentar como um profissional, humanista e compreensível com as dores dos menos favorecidos.
Até é possível ser professor e não gostar de ler. Porém, se tornará um profissional despreparado e muito a quem do seu tempo. Atualmente não estou lendo nenhum livro em especial. Mas certamente faço muito bom uso de tudo que já pude ler ao longo de minha vida. Meu Sonho Profissional é de passar em mais um concurso público. Para que eu possa realizar alguns projetos de vida. Gostaria muito de atuar no Ensino Superior. Mas, ainda me falta o Mestrado para realizar. Quem sabe não me escrevo em algum para cursar.
Por fim, desejo muito ver a Escola Pública recuperar o prestígio de ensino das décadas de 60, 70 e 80. Quando víamos interesse em aprender de verdade. A mensagem que deixo é que o sonho ainda não terminou. Vamos continuar trabalhando em prol de uma Educação de qualidade e que os estudantes sejam realmente preparados para a vida acadêmica e profissional”.