21 de dezembro de 2024

23 de março – Dia da Aviação do Exército

Durante a Batalha de Contestado, em 19 de janeiro de 1915, RICARDO KIRK, patrono da Av Ex, realizou seu primeiro voo de avião em combate no Brasil, com a missão de realizar reconhecimento da zona conflagrada. No entanto, mais tarde, durante o mesmo conflito, ele se envolveu em um acidente aéreo fatal. Sua morte prematura, porém, não apagou os seus ideais. Em 1918, uma delegação da Missão Militar Francesa chegou ao Brasil com o objetivo de apoiar a criação da Aviação Militar, e logo inaugurou-se a Escola de Aviação Militar no Rio de Janeiro. Cerca de 20 anos depois, em 1941, com o intuito de centralizar os meios aéreos, as instalações e o pessoal especializado e, assim, aumentar a capacidade de combate do Brasil, a Aviação Militar passou a ser responsabilidade da recém-criada Força Aérea Brasileira. No entanto, esse não seria o fim da aviação daForça Terrestre. Com o passar dos anos, notouse, com a análise dos diversos conflitos que aconteciam no mundo, que o emprego da aviação própria era essencial para a Força Terrestre.

Em 3 de setembro de 1986, por intermédio do Decreto nº 93.206, foi oficialmente criada a Aviação do Exército, com suas primeiras instalações físicas situadas na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo.
A Aviação do Exército proporciona aeromobilidade orgânica à Força Terrestre, marcando presença em praticamente todas as operações. Garantia da lei e da ordem, participação em intervenções federais, garantia da votação e apuração, infiltrações e exfiltrações aeromóveis, resgates e evacuação de feridos, apoios aos pelotões especiais de fronteira e ao povo brasileiro, nas áreas mais remotas, são apenas alguns exemplos das diversas missões realizadas por essa tropa especializada do Exército. Possui 05 (cinco) modelos de aeronaves: HA-1 Fennec, HM-1 Pantera K2, HM-2 Black Hawk, HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar. Elas estão distribuídas nos Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx) em quatro pontos do Brasil. Em Taubaté, interior de São Paulo, no Forte Ricardo Kirk, estão os 1º e 2º BAvEx, o CIAvEx, a Base de Aviação de Taubaté (BAvT), a Companhia de Comunicações de Aviação do Exército (Cia Com AvEx) e o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (Btl Mnt Sup Av Ex), além do CAvEx. Em Campo Grande (MS) está instalado o 3º BAvEx. O mais novo braço da aviação, criado em 2022, o Destacamento AvEx está Belém (PA).

Em Manaus, o braço alado do Exército Brasileiro na Amazônia é o 4º BAvEx. No dia 1º de março deste ano o Batalhão completou 31 anos. Conduzindo operações de combate, apoio ao combate e apoio logístico em proveito das brigadas que compõem o Comando Militar da Amazônia. Além do braço forte das operações militares, também tem atuado na vertente mão amiga. Em países amigos: como apoio humanitário em Paramaribo, no Suriname, em 2006; À Bolívia (2008); À Ilha de Santa Lúcia, localizada no litoral norte venezuelano, no Caribe, em 2010; também destacamos a Operação Liberdade na Colômbia, onde, sob a égide da Cruz Vermelha, realizou o transporte de reféns libertados pelas FARC, de 2009 a 2012. No Brasil: em eventos marcantes como o acidente aeronáutico ocorrido na região amazônica com uma aeronave da Rico Linhas Aéreas (2004); do Boeing 737 da GOL, na região de Cachimbo (2006); deslocando-se para diversas regiões da amazônia transportando vacinas e agentes de saúde durante a Pandemia da COVID-19; na distribuição de cestas básicas ás comunidades atingidas pela forte estiagem no ano passado e, continua atuando intensamente, na ajuda humanitária ao povo YANOMAMI na região de Surucucu, em Roraima. Neste dia, exaltemos a Aviação do Exército. Que seus integrantes estejam sempre em busca de novas
possibilidades, enfrentando e superando desafios com a mesma determinação dos pioneiros, eternizados no seu patrono, o Capitão Ricardo Kirk. Que o entusiasmo, a dedicação e o constante aperfeiçoamento técnico continuem norteando a Aviação do Exército. Que a nobre e indescritível sensação de voar esteja presente no dia a dia dos aviadores da Força Terrestre, dos que voam e dos que fazem voar, sempre com segurança e com a audácia necessária para enfrentar nuvens e céus do nosso Brasil.

23 DE MARÇO – DIA DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

Você sabia…

Portaria do Comando do Exército (CEx) nº 1.658, publicada em 16 DEZ 21, entroniza oficialmente o Capitão RICARDO JOÃO KIRK como patrono da Aviação do Exército (AvEx), ao mesmo tempo que, cria o Dia da Aviação do Exército. Ricardo João Kirk nasceu em 23 de março de 1874, na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ). Iniciou a carreira militar em julho de 1891, aos 17 anos de idade, quando ingressou como voluntário no 10º Batalhão de Infantaria, na condição de soldado. Mercê de seu esforço e dedicação, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha e seguiu carreira militar. Já piloto, em 1915, o então Tenente Aviador Ricardo Kirk, Diretor da Escola de Aviação e Comandante do Destacamento de Aviação, faleceu durante a Campanha do Contestado, em umamissão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro (PR).

Em reconhecimento pelo seu pioneirismo e inúmeros feitos, o Tenente Kirk foi promovido “post mortem” ao posto de Capitão.

CMA CMA

Veja também

Pesquisar