5 novas tecnologias que estrearam em 2022

De telas com estrutura inovadora, passando por comunicação avançada via satélite e até soluções inéditas de hardware dedicado para games, 2022 foi marcado por inovações importantes para a indústria da tecnologia. Celebrando o fim de mais um ano, o Canaltech reuniu 5 das principais soluções que estrearam em 2022 e têm um futuro promissor, podendo revolucionar a maneira como nos comunicamos e oferecer experiências mais completas, imersivas e até mesmo acessíveis.

Telas QD-OLED

Smartphones, notebooks, tablets, TVs e todo tipo de eletrônico premium moderno utiliza basicamente dois tipos de tela: LCD, que utiliza um painel de cristal líquido com diversos filtros de cor para gerar a imagem, acompanhado de iluminação de fundo para torná-la visível; ou OLED, que se destaca por emitir luz própria, acender e apagar pixels individualmente entregando pretos profundos e contraste intenso (a diferença entre os pontos mais e menos iluminados do display), e atingir alta precisão de cores com mais facilidade.

Monitores com tela flexível

Se não são perfeitas, as telas OLED tradicionais possuem versões com mais uma característica curiosa: a possibilidade de serem flexionadas. Essa flexibilidade é uma das responsáveis pelos smartphones e notebooks dobráveis, por exemplo, mas, até o momento, havia sido pouco explorada no segmento de monitores, restrita a ampliar a curvatura de alguns modelos gamer extremos.

Tida como uma das principais fabricantes de painéis OLED em tamanhos maiores, a LG Display trouxe ao mercado no final de 2022 uma aposta diferente: uma tela que permitiria ao próprio usuário decidir quando a tornaria curva, ou quando precisaria utilizá-la no formato plano. Dessa iniciativa nasceram o Corsair Xeneon Flex e a LG OLED Flex LX3, dois projetos chamativos tidos como os primeiros monitores do mundo a permitirem que o usuário flexione a tela.

Comunicação via satélite e 5G NTN

Quando anunciou a família iPhone 14 em setembro de 2022, além dos já tradicionais avanços de software e hardware esperados da marca, a Apple chamou atenção com uma novidade curiosa: a possibilidade de utilizar comunicação via satélite. Apesar de não ser exatamente nova, a tecnologia exigia, até então, antenas extremamente robustas, o que não apenas impactava no tamanho dos dispositivos compatíveis, como também na autonomia de bateria. O feito é grande considerando que não houve impactos no formato e peso dos iPhones.

Bluetooth LE Audio com Auracast

Os últimos anos foram testemunhas do crescimento de dispositivos de áudio sem fio, que trabalham via conexão Bluetooth. Com o lançamento de codecs avançados (sistemas que comprimem o áudio para acelerar o envio dos dados), como o LDAC da Sony e o aptX Lossless da Qualcomm, não foi raro o lançamento de fones premium que entregam som de alta definição.

Primeira GPU gamer em chiplets

Por décadas, processadores e outros chips foram desenvolvidos em um design conhecido como monolítico, em que todos os principais componentes são concentrados em um único conjunto de circuitos (também conhecido como die). Nesses dies, os inúmeros cálculos são realizados pelos transistores, que produzem as sequências de zeros e uns responsáveis por gerar as imagens, sons e dados que temos hoje em dia.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Pesquisar