Quando o assunto é o município de Barcelos, a primeira pergunta que surge é “onde fica?”. Para ela, existem duas respostas: a geográfica e a emocional. A primeira é fácil de responder. Barcelos fica bem no interior do Amazonas e foi fundada em 6 de maio de 1758. É uma cidade histórica e tem em seu currículo o fato de ter sido a primeira capital do Amazonas, antes de a sede administrativa ser transferida para Manaus. Tem cerca de 30 mil moradores e fica a 405 quilômetros da capital.
Já a segunda pergunta exige um pouco mais de sentimentalismo e conhecimento sobre uma das regiões mais bonitas do País. Por ser distante, dá a impressão de isolamento. Mas o período em que desfrutou do status de capital do Estado deixou história por suas ruas e rios. Fica em uma região extraordinária e segundo os moradores, e até alguns visitantes, está bem no meio do paraíso.
Infelizmente, pouco restou da época em que era a capital do Estado. No entanto, alguns prédios mantiveram-se imponentes a lembrar os tempos de glória e poder. Muitos não são aproveitados como originariamente, mas mantêm a paisagem como a relembrar os fatos históricos.
Como todas as cidades do interior do Amazonas, Barcelos hoje chama a atenção pelas belezas naturais. A Praça Presidente Médici é uma delas. Orgulho dos moradores e frequentada por todos. Ambiente familiar, convida ao encontro de amigos para apreciar a vista incrível do rio Negro e suas praias.
Além da tranquilidade da praça, Barcelos oferece ainda boa quantidade de praias, todas de areia branca e muito fina. É impossível recusar um mergulho quando se chega a orla. A praia mais requisitada fica logo em frente à cidade, pouco mais de dois minutos de travessia, feita através das tradicionais “voadeiras”, pequenos barcos rápidos a motor de popa.
A Praia Grande, como é chamada, ocupa praticamente toda a frente da cidade no período de rio bem seco. Farta em espaço, também é palco de grandes eventos como Luau, Réveillon, eventos municipais e shows de bandas locais aos domingos, que ocorrem sempre aos domingos.
Mas a festa que realmente marca o município de Barcelos é o “Festival do Peixe Ornamental”, a maior atração cultural da cidade. A festa acontece anualmente sempre no último final de semana de janeiro e homenageia a principal forte de renda dos barcelenses: a criação de peixes ornamentais. Esse festival marca a disputa entre os grupos folclóricos Acará-Disco e Cardinal, em apresentações de dança e música no “Piabódromo”, onde as torcidas também conhecidas como “Cardumes” se reúnem para torcer e participar da festa. É um acontecimento imperdível!
RIO PREMIADO

Em cerimônia de entrega de prêmios do Grupo Excelencias durante a 43ª Fitur – Feira Internacional de Turismo de Madrid, o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, recebeu o Troféu Silvia Zorzanello in Memoriam. A premiação ocorreu nesta quarta-feira. O Estado protagonista no receptivo de turistas internacionais e nacionais foi reconhecido pelo trabalho que desenvolve, fomentando, também, o cenário do turismo brasileiro. “O Rio de Janeiro ganhar um prêmio dessa importância só mostra que realmente fizemos um bom trabalho e que estamos no caminho certo”, destacou Tutuca.
FESTURIS NA FITUR

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado participa de um dos maiores eventos de turismo do mundo na Espanha. De 18 a 22 de janeiro acontece a Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur, com uma área de exposição de 69 mil metros quadrados e 165 países representados. Sendo uma das principais feiras do segmento internacional, a Fitur é líder para os mercados receptivos e emissores Iberoamérica. São cinco dias de intensa movimentação para os públicos B2B (três primeiros dias) e para o B2C (dois últimos dias). Para esta edição, o evento espera atrair 82 mil profissionais.
FOUR SEASONS
O Four Seasons Resort and Residences at The Pearl-Qatar anuncia que começa a aceitar reservas para estadas a partir da primavera no hemisfério norte. Com 161 apartamentos de um a três quartos lindamente decorados e com cozinha completa e amplas salas de estar, a propriedade combina localização central com toda a estrutura e serviços de um resort com praia particular. Além disso, 84 Private Residences estarão à venda para aqueles que desejam morar no Four Seasons. O hotel será um hub gastronômico, com sete restaurantes e bares, dentre eles, o La Méditerranée.
MUSEU REABRE
A Prefeitura de Manaus reabriu um dos principais atrativos culturais da cidade, o Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, centro histórico. Dentre a programação, pensada para a temporada de férias escolares, o Museu da Cidade de Manaus oferece atrativo diferenciado com visitas monitoradas acompanhadas de personagens históricos da capital amazonense, além de indígenas e ribeirinhos. Além disso, o museu recebe a exposição “Reciclarte” do artista plástico Alfredo Borret, que incita a percepção sobre a utilidade de materiais que seriam descartados.
SUMMIT SANTOS
Summit Hotels acaba de anunciar a adesão de mais um hotel ao grupo. O Summit Suítes Hotel Santos é o primeiro hotel da rede na cidade da Baixada Santista e o segundo no litoral paulista. Sob o modelo de arrendamento, o hotel vai iniciar suas operações no próximo dia 1º de fevereiro. De frente para a orla da cidade e a poucos passos do mar, o Summit Suítes Hotel Santos fica entre as praias do Boqueirão e do Gonzaga. A região é ideal para quem quer ficar perto do agito de Santos, com uma ampla oferta de lojas, shoppings, restaurantes e sorveterias.
ENCANTO DA LUCK
A Luck Receptivo, empresa que atua na região Nordeste do país vem se destacando na sua área de atuação. Com 62 anos de existência, conta atualmente com mais de 500 colaboradores e mais 300 prestadores de serviço e é uma das principais parceiras do Westin Porto de Galinhas. Eleita 15 vezes como o melhor receptivo do Brasil pelo prêmio Top AVIESP, também vem ganhando o certificado de excelência do TripAdvisor desde 2019. Possui ainda o prêmio Ótimo no Reclame Aqui. Dentre os estados em que a empresa opera roteiros estão Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Bahia.
VIKING SEA

Mais um receptivo turístico em Manaus. Desta vez com a chegada do navio de cruzeiro Viking Sea, da empresa marítima Viking Ocean Cruises, de bandeira norueguesa. A embarcação chegou a Manaus por volta das 11h de terça-feira, sendo o quinto navio a atracar na capital amazonense na “Temporada de Cruzeiros 2022/2023”. Mais de 1.300 turistas desembarcaram no cais das Torres do porto de Manaus, oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Caribe, e ficará fundeado até as 14h da próxima quinta-feira. O receptivo amazonense conta com rituais indígenas e apresentação de boi-bumbá.