Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia: Navegar é o nosso combate

A extensão territorial, densas florestas e a insuficiência de rodovias na região amazônica tornam o acesso a muitas localidades difícil e demorado, demandando particularmente o uso de meios fluviais. A variação sazonal dos rios representa também um obstáculo, com enchentes e secas afetando a navegação fluvial. Para superar esses desafios, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), unidade ímpar do Exército Brasileiro, investe em capacitação de recursos humanos, formando especialistas em navegação fluvial, e utiliza embarcações modernas com tecnologia adequada para operar em rios desafiadores. O planejamento logístico cuidadoso, considerando as condições climáticas e disponibilidade de rotas fluviais, aliado à cooperação com outras unidades do Exército Brasileiro, assegura o sucesso das operações. Assim, o CECMA cumpre com excelência sua missão, fornecendo recursos essenciais e garantindo a prontidão das unidades militares na Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento e segurança da região.

Recentemente, uma missão histórica comprova a excelência dessa unidade militar, ao concluir a maior operação logística fluvial militar já realizada na Amazônia Ocidental, levando insumos e materiais essenciais para o 4º Pelotão Especial de Fronteira, na divisa com o Peru, para possibilitar a construção de um acesso pavimentado na região. Foram aproximadamente três meses (84 dias) navegando pelos rios Solimões e Javari, percorrendo aproximadamente 5.600 quilômetros, distância equivalente a Manaus – Canadá. Essa grandiosa operação transportou cerca de 4.800 toneladas de material, demonstrando a magnitude e a eficiência do nosso CECMA e a prontidão logística do CMA.

A obra de infraestrutura em questão, que está sob responsabilidade do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), tem como objetivo a implantação de seis quilômetros de via pavimentada de concreto armado, conectando a comunidade Estirão do Equador-AM ao aeródromo local. A concretização desse projeto promete trazer um impacto significativo para a região, tornando o deslocamento de suprimentos e equipamentos mais rápido e eficiente, beneficiando tanto o Exército Brasileiro quanto a população local.

Além disso, semestralmente, o CECMA envia um módulo logístico com materiais de emprego militar por meio do modal fluvial partindo de Manaus, no Amazonas, para Porto Velho, em Rondônia. Neste ano, a militar do segmento feminino, 3º Sargento Góis assumiu o comando do Módulo Logístico Fluvial, sendo a primeira comandante navegadora fluvial do Exército Brasileiro. A saída do módulo logístico do Plano Geral de Transporte (PGT) ocorreu no Porto do CECMA, na manhã de quinta-feira, 13 de julho. Cerca de 90 toneladas de materiais encontra-se em deslocamento em 18 contêineres. A Sargento Góis, formada no curso de navegação fluvial em 2022 pelo Centro de Instrução de Transportes, partiu para a missão ficando responsável por uma tripulação formada por cerca de 20 militares.

O Comandante Militar da Amazônia esteve presente na saída da missão logística e destacou a participação da Sargento Góis, uma militar mulher no comando da missão no âmbito do PGT do Exército, enfatizando que a sargento comandará a missão não pelo fato de ser mulher, mas sim pela competência, treinamento e a prontidão da militar. Essa declaração reflete uma perspectiva de valorização da meritocracia e do profissionalismo, destacando que o requisito fundamental para assumir um comando é a capacidade técnica e operacional, independentemente do gênero.

O PGT ocorre simultaneamente pelos modais rodoviário e aquaviário, com o objetivo de otimizar ainda mais a logística na Amazônia Ocidental. Ao mesmo tempo em que o Módulo Logístico parte do porto do CECMA, um outro comboio rodoviário parte do Estabelecimento Central de Transporte (ECT), localizado no Rio de Janeiro. A operação logística por meio fluvial, segue o percurso de um trecho equivalente a 3000 quilômetros pelo Rio Madeira, contando ida e volta, em um prazo estimado de 30 dias, em uma embarcação do tipo empurrador e duas balsas abertas.

Essa operação pioneira, liderada pela Sargento Góis, a primeira Navegadora Fluvial do Exército Brasileiro, reforça a importância da meritocracia e do profissionalismo, demonstrando que as capacidades técnicas e operacionais são os critérios fundamentais para o comando. Essa perspectiva é valorizada pelo Comandante Militar da Amazônia, o General Costa Neves, que enaltece a atuação exemplar da Sargento, destacando sua competência e treinamento.

Tudo isso faz com que o CMA reafirme seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. A capacitação de seus recursos humanos e a modernidade de seus meios de navegação são pilares essenciais para enfrentar os desafios logísticos impostos pela Amazônia Ocidental, promovendo o apoio essencial para a vida, combate e trabalho das mais distantes organizações militares da região. Em qualquer que seja o local, lá eles sabem que a logística irá até eles.

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Você sabia…

… que o CECMA é muito mais do que apenas um centro logístico de transportes? Ele também funciona como um Estabelecimento de Ensino. O CECMA abriga um Centro de Instrução de Embarcações (C Instr Embc), cujo principal objetivo é formar pessoal especializado em navegação nos rios da Amazônia. Essa subunidade-escola é composta por navegadores fluviais, que atuam como instrutores e monitores, dedicados a capacitar e aperfeiçoar os Sargentos para a navegação nas áreas sob a jurisdição do Comando Militar da Amazônia, Comando Militar do Oeste e Comando Militar do Norte.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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