20 de dezembro de 2024

Chery iCar: solução eletrificada de bom gosto para as cidades

A disputa pelos carros elétricos mais em conta do Brasil está cada vez mais acirrada. Ainda que nenhum deles possa ser considerado “barato”, o primeiro deles no Brasil —o JAC E-JS1 (R$ 159.900) — foi superado pelo Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990). O Chery iCar (R$ 149.990) por sua vez, é o segundo mais acessível.

Enquanto o  Kwid elétrico parte do carro a combustão (e preserva muitas de suas características ao volante), o iCar é mais semelhante ao JAC E-JS1 . Ambos os chineses carregam uma identidade mais própria, que pode ser facilmente percebida ao volante.

Quando focamos no carro do nosso teste da vez, é nítido como a escolha dos componentes ajudam a compor uma sensação de maturidade. Pelo fato de trazer componentes de alumínio de aviação com polímeros de alta resistência, torna-se um carro ágil (entre 20% e 30% mais leve do que se fosse de aço, segundo a Chery) e com boa rigidez estrutural. 

A qualidade dos materiais do iCar que compõem o acabamento chega a ser superior em relação aos concorrentes. De forma geral, o visual é também um dos mais futuristas da categoria. A ergonomia e a facilidade de manusear os equipamentos também são itens positivos.

Entretanto, o espaço para quem vai atrás não é grande destaque. Além disso, a suspensão poderia receber um pouco mais de rigidez, para que a resposta ao volante fosse um pouco mais direta, assim como a sensação do carro sobre o piso.

De todo o modo, o funcionamento do motor elétrico de 61 cv e 15,3 kgfm é suave e parece desempenhar melhor também. A proposta do modelo é ser um veículo urbano, por isso seu tamanho compacto, são 3,20m de comprimento, 2,15m de entre-eixos e 1,67m de largura.

Com autonomia máxima de 282 km, segundo a fabricante chinesa, a bateria pode ser carregada em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos). Com sistema de carregamento portátil, o faz em pelo menos cinco horas. 

Apesar de custar o dobro dos modelos subcompactos no Brasil — assim como os rivais da JAC e da Renault —já consegue entregar a sensação de um produto de nível superior.

Claro que ainda não pode ser considerado um “subcompacto premium”, mas é um dos melhores custo-benefício para quem quer se inserir no universo da mobilidade elétrica. É um carrinho que pode despertar alguma tentação.

Ficha técnica

Caoa Chery iCar

Preço: R$ 149.990

Motor: Elétrico, alimentado por baterias 

Potência: 61 cv 

Torque: 15,3 kgfm 

Transmissão: automático, de uma marcha, com tração dianteira

Autonomia: 282 quilômetros

0 a 100 km/h: 12,9 segundos

Vel. Máx: 120 km/h

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio

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