Entram em cena a beleza e a emoção das Cirandas

No vibrante palco do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), as cirandas emergem majestosas e envoltas em um espetáculo de cores e ritmos no 66º Festival Folclórico do Amazonas, na categoria Ouro. Desde 2014, este renomado evento folclórico divide-se em categorias Ouro, Prata e Bronze, criando um cenário de competição intensa onde apenas as mais habilidosas e apaixonadas pela tradição conseguem manter-se no topo.

Neste ano, a arena do CCPA torna-se o epicentro de uma disputa acirrada entre as cirandas que conseguiram manter-se na elite do festival e aquelas que ascenderam, como legítimas campeãs, da categoria Prata. É um momento decisivo, onde cada movimento, cada nota musical e cada expressão artística contam na balança entre permanecer ou ser rebaixado para a categoria Prata.

As cirandas, com sua beleza ímpar e encanto inigualável, transportam o público para um universo de tradição e folclore amazônico. Os brilhantes trajes, as coreografias intricadas e a energia contagiante refletem não apenas a competitividade, mas também a riqueza cultural que permeia cada passo dado no palco sagrado do folclore amazonense.

Programação

17 de julho – Quarta-Feira

CIRANDA ROSAS DE OURO

QUADRILHA ALTERNATIVA UNIÃO HIT DANCE

CIRANDA DO BINHA

DANÇA NACIONAL CAFÉ XV DE OUTUBRO

CIRANDA IMPERATRIZ

Ciranda Rosas de Ouro

A Agremiação Folclórica Dança Regional Ciranda Rosa de Ouro, foi fundada em 10 de julho do ano de 2002, na Avenida Perimetral, Bairro Armando Mendes, pelos coordenadores Paulo Rossy e Maria Raimunda e organizada sob a orientação de vários brincantes. Com o objetivo básico de desenvolver no bairro atividades que congregassem a participação de jovens da comunidade para distanciar da marginalidade e prostituição tão comuns em bairros de periferia e ao mesmo tempo engrandecer o enaltecimento do folclore e divulgações das manifestações culturais. Participou pela 10 vez do Festival Folclórico do Amazonas no ano de 2003 pela categoria especial da LlGFM (Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus), depois de dois anos associou-se na AGFM (Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus) na categoria especial onde permaneceu até o ano de 2013.

Nos anos de 2014 e 2015 a Ciranda Rosas De Ouro participou da categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas organizado pela Secretaria de Cultura.

No ano de 2016 a ciranda voltou a filiar-se na LlGFM e concorreu na categoria prata do 600 Festival Folclórico do Amazonas.

A Ciranda Rosas de Ouro desde sua fundação se apresenta nos festivais folclóricos e/ou culturais na cidade de Manaus, e nos últimos anos vem trabalhando temas relevantes para a cultura amazonense e regional.

Já contamos a história de Seu Manelinho, Da Mãe Natureza. A história do Ouro, As Lendas e Mitos da Amazônia, sobre o Apocalipse, conhecemos o fantástico mundo de Hollywood, e sobre a Tecnologia do mundo virtual, a Fé.

A Ciranda Rosas de Ouro é Luz! E em cada passo, em cada canto, celebra a preservação, não apenas da natureza, mas também dos costumes, da cultura e das tradições que fazem da Amazônia um tesouro inestimável. Que a luz de Aracy Urihi ilumine nossas consciências, inspirando-nos a proteger e preservar este santuário de vida e sabedoria.

Ciranda Imperatriz do Norte

No Ano de 2011, a Comunidade Mundo Novo que era rodeada de Quadrilhas, tendo uma delas citadas, Estrela na Roça no qual o presidente era o srº Elizeu, Quadrilha Elétricos na Roça tendo como Presidente srª Ivete e Quadrilhas Brotinhos do Parque o do qual a Presidente srª Carmem. Foi então que surgiu o convite para o srº Jordeney Guimarães de Araújo, através do srº Ernane para fazer um ensaio da Ciranda “AMOR E ESPERANÇA”, na Comunidade Mundo Novo, o do qual os brincantes das Quadrilhas citadas acima ouviram e presenciaram a animação da Ciranda, rapidamente tornou-se um grande cordão que obtivemos sucesso, fazendo ensaio na Rua 1 – A da referida Comunidade duas vezes por semana aos  SABADOS e DOMINGOS, fizemos várias apresentações de festivais zonais, tais como, Festival do Hiléia, Festival do Cofaza e 56º FESTIVAL FOLCLORICO DO AMAZONAS, lembrando que esse ano a Ciranda se apresentou na Bola da Suframa como “CIRANDA AMOR E ESPERANÇA”.

No dia 24 de Abril de 2012, por votação unânime foi decidido que a Ciranda “AMOR E ESPERANÇA”, trocaria de nome para “CIRANDA IMPERATRIZ DO NORTE”, tendo como seus fundadores o srº Jordeney Guimarães de Araújo e srª Glaucilene Bentes da Rocha.

Nonato Torres

Pesquisar