Pelo visto, as fabricantes voltaram a apostar nos sedãs compactos ultimamente. E o novo Hyundai HB20S 2023 é uma das provas disso. O carro se renova, passa a ter visual mais arrojado baseado no médio Elantra e recebe um nível de sofisticação antes visto apenas em modelos de categorias superiores.
No caso da versão topo de linha Hyundai HB20S Platinum Plus (R$ 120.990), como a que avaliamos, a lista de itens de série inclui até assistência de permanência de faixa que move o volante automaticamente, caso necessário, sistema de frenagem de emergência, troca de marchas no volante, alerta de ponto cego, entre vários outros equipamentos.
Mas achei um pouco de exagero incluir tudo o que está disponível no catálogo. No dia a dia, pode-se muito bem ficar sem alguns itens e economizar um bom dinheiro .
Algumas assistências são várias, úteis e funcionam bem, como o alerta de ponto cego, mas o sistema que move o volante para manter o carro dentro da faixa é algo dispensável. De qualquer forma, o saldo é positivo se for considerar o que realmente vale a pena ter.
O principal rival do Hyundai HB20 Platinum Plus é o Chevrolet Onix Plus Premier, que custa menos (R$ 109.900) e oferece um conjunto bem parecido com o do rival.
A versão topo de linha do modelo da marca coreana vale mais a pena na versão Platinum (R$ 111.790), que conta com uma relação entre custo e benefício mais equilibrada.
Hyundai HB20 1.0 Platinum Plus
Preço a partir de R$ 120.990
Motor: 1.0, três cilindros, turbo
Potência: 120 cv (E) / 120 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm (E) / 17,5 kgfm (G) a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 195/55 R15
Dimensões: 4,33 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)